21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Campeonato internacional de surfe começa neste fim de semana na Praia da Joaquina

spot_img

Campeonato internacional de surfe começa neste fim de semana na Praia da Joaquina

spot_imgspot_img

O Campeonato internacional de surfe, HD World Junior Championship, que vai trazer surfistas de 16 países para Florianópolis, começa neste domingo, 27, mas no sábado já tem competição nas ondas da Praia da Joaquina, com a triagem entre dezesseis convidados para disputar duas vagas no evento que decide os títulos mundiais da ASP na categoria para surfistas com até 21 anos de idade. O campeão e o vice vão completar a relação dos 48 concorrentes ao troféu de melhor Pro Junior do mundo em Florianópolis. No feminino, são dezoito surfistas que já podem estrear no domingo, pois o masculino não inicia no primeiro dia porque alguns participantes estão em Portugal competindo em uma etapa do ASP Prime neste fim de semana.

A temporada feminina da ASP já foi encerrada na Europa e são as meninas que devem abrir o HD World Junior Championship na Praia da Joaquina. A grande favorita ao título é a sul-africana Bianca Buitendag, que já integra a divisão de elite do ASP Womens Tour. Ela estreia na terceira bateria com duas das cinco representantes da América do Sul, a peruana Miluska Tello e a argentina Lucia Cosoleto.

Duas brasileiras participam como convidadas dos organizadores do evento, a carioca Carol Fernandes indicada pela marca de surfwear HD e a catarinense Marina Rezende pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF).

No masculino também é assim, porém na triagem que acontece no sábado todos os confrontos são eliminatórios desde o início. Os dezesseis convidados pelos organizadores do HD World Junior Championship, sendo oito indicados pelo ranking sul-americano Pro Junior da ASP South America, cinco pela Federação Catarinense de Surf, um pela Associação de Surf da Joaquina e dois pela marca HD, foram divididos em quatro baterias na primeira fase.

Os dois primeiros de cada avançam para as quartas de final, já em duelos homem a homem, sistema de disputa que prossegue nas semifinais, quando os dois que se classificarem para a grande final já conquistam as vagas para o evento principal do HD World Junior Championship na Ilha de Santa Catarina. Os primeiros a vestirem a lycra de competição do evento serão o peruano Ricardo Cruzado, o argentino Facundo Ane e dois brasileiros, o catarinense Cainã Barletta e o paulista Matheus Faria.

O HD World Junior Championship 2013 será apresentado pela Devassa e vai distribuir uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Site Waves.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img