27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Canais poluem área preservada

spot_img

Canais poluem área preservada

spot_imgspot_img

Moradores da Praia do Sonho acusam prefeitura

A areia da Praia do Sonho, em Palhoça, está cortada por valas que levam a água da chuva das ruas próximas diretamente até o mar.

De acordo com os moradores do lugar, os canais foram cavados pela prefeitura há aproximadamente 60 dias e estão destruindo a área que deveria ser preservada por pertencer ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Moradores contam que as valas foram cavadas para que a água da chuva que escoa das ruas pudesse ir para o mar.

– Eles fizeram isso porque asfaltaram a rua e a água não escoava mais. Só que não fizeram um trabalho decente. Acabaram com a praia – contou Olimar Sanes Souza, que mora no local há 15 anos.

A vizinha Lane Mari Freitas Machado, há 10 anos moradora da Praia do Sonho, disse que nunca viu o local nas condições de sujeira em que está. A primeira vala cavada pela prefeitura fica em frente à Rua Acará, onde ela tem uma pousada.

Vegetação sumiu após a abertura de valas

– No lugar em que agora estão as valas, antes tinha vegetação. Eles não fizeram uma canalização para a água, só abriram essas canaletas – relatou.

São aproximadamente 10 valas ao longo da orla, cada uma com cerca de um metro de largura, galhos e lixo acumulado e água empoçada.

– Também não limparam a praia desde as chuvas de duas semanas atrás. Aí, a areia e o entulho fecharam o caminho da água para o mar e ela está acumulando aqui, trazendo mosquitos e podendo provocar até doenças de pele – contou Lane.

O que diz a prefeitura
> O secretário de Infra-estrutura de Palhoça, Aroldo Heiderscheidt, informou que as valas foram abertas em uma situação de emergência, pois as chuvas dos últimos meses estavam comprometendo a obra de asfaltamento da região.
> Tentaremos fechar as valas e fazer a tubulação da água ainda este mês. A tubulação levará toda a água da chuva para um canal natural que vai até o mar – explicou.
> O secretário também informou que o trabalho não é feito imediatamente pois outras oito obras de asfaltamento do mesmo porte também foram danificadas com a chuva. Mesmo assim, a limpeza da praia para a temporada de verão começou ontem.
> – Estamos com homens, retroescavadeiras e caminhões trabalhando para deixar tudo limpo até o próximo final de semana. Imagino que sejam retirados 40 caminhões de entulho, equivalentes a 25 toneladas de sujeira da areia – informou.

(Tatyana Azevedo, DC, 10/12/2008)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img