24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Candidatos verificam dados na urna eletrônica em Florianópolis

spot_img

Candidatos verificam dados na urna eletrônica em Florianópolis

spot_imgspot_img

Um total de 253 candidatos conferiram diretamente nas urnas eletrônicas, nesta segunda-feira, 1, se os dados informados pelos equipamentos estão corretos. A verificação foi feita através de audiência pública, realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em Florianópolis.

Os candidatos checaram seus dados (nome, cargo, número, partido, sexo e fotografia) comparando se as informações apresentadas na urna estavam de acordo com o que foi encaminhado no momento do registro de candidatura.

Conforme explica a chefe da seção de Partidos Políticos do TRE-SC, Patrícia Sardá, o programa utilizado para verificar e validar os dados e a fotografia é exclusivo para essa finalidade, não se confundindo com o software utilizado no dia da votação.

Dos 580 candidatos habilitados em Santa Catarina, 217 manifestaram o aceite das informações; outros 36 apontaram algum problema nos dados, caso em que terão prazo de 48 horas para enviar as informações corretas.

Como o comparecimento na audiência pública não era obrigatório, 327 candidatos não apareceram para verificar as informações. Pelo artigo 64 da Resolução 23.405/2014, a ausência implica aceite tácito dos dados. Assim, eventuais problemas na exibição da fotografia do candidato não poderão ser questionados futuramente.

A conferência seguiu um cronograma pré-estabelecido. A verificação por parte dos candidatos ou por seus procuradores começou às 9h e pôde ser feita até às 10h30. Já os presidentes ou delegados dos partidos que concorrem isoladamente, incluindo representantes ou delegados de coligações, puderam fazer a avaliação dos dados dos candidatos que não puderem comparecer das 10h30 às 12h.

O Edital de Notificação dos partidos, coligações e candidatos foi publicado no Diário Oficial da Justiça Eleitoral em 15 de agosto.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img