19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Carnaval terá esquema especial de segurança com a Operação Alegria 2009

spot_img

Carnaval terá esquema especial de segurança com a Operação Alegria 2009

spot_imgspot_img

A Polícia Militar vai disponibilizar um efetivo de 10,5 mil homens para atuar nas cidades com festejos de Momo. A região da Grande Florianópolis e as cidades de Laguna, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Joaçaba irão receber uma atenção especial. A Polícia Civil reforçará seus plantões nas centrais de polícia de Florianópolis, Balneário Camboriú, Laguna, São José e Joaçaba, e vai atuar em investigações nas cidades com programação de Carnaval.

A estrutura de segurança montada permitirá que em média, por dia, mais de 400 policiais militares, civis e bombeiros militares trabalhem na Operação Alegria 2009. Como aconteceu no ano passado, a Polícia Militar manterá a estrutura de “patrulhões” para fazer a segurança na área central da cidade e em locais de grande aglomeração. Os “patrulhões” são patrulhas reforçadas que vão percorrer toda a área central e locais de maior movimento.

Também serão montados dois postos fixos da Polícia Militar – um no Mercado Público e outro na Passarela Nego Quirido. A PM vai utilizar também plataformas de segurança e unidades de videomonitoramento móvel – duas delas em Florianópolis e outra em Laguna. Os “patrulhões” vão percorrer o TICEN – terminal de ônibus no centro – para evitar brigas e tumultos. Na Passarela Nego Quirido será montado um posto de comando.

Nas entradas e saídas dos morros que formam o Maciço do Morro da Cruz e no continente serão montadas barreiras policiais. A PM também vai intensificar a fiscalização nos ônibus que chegam à área central da cidade.

Norte e leste da Ilha

No Norte e Leste da Ilha, as 7º (Canasvieiras), 8º (Ingleses) e 10º (Lagoa da Conceição) delegacias de polícia terão reforço em sua estrutura. Foram destacados seis delegados e mais oito policiais por delegacia para o trabalho de ronda e investigação.

Todos os casos de flagrantes atendidos nestas regiões serão registrados nas delegacias da área, não havendo mais a necessidade de encaminhá-los para a Central de Polícia no centro. Na Nego Quirido a Polícia Civil vai colocar à disposição uma delegacia móvel, para o registro das ocorrências atendidas na passarela do samba.

Na área do Litoral, de acordo com o planejamento feito pela Diretoria de Polícia do Litoral (DPL), cerca de 200 policiais civis foram destacados para trabalhar nos plantões, que iniciam nesta sexta-feira. Em média serão de 10 a 12 policiais civis atuando nas Delegacias de Polícia e o restante em equipes volantes que vão estar nas ruas trabalhando na área da investigação de crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubos, furtos, arrombamentos e furto de veículos.

A “Operação Alegria 2009” começa às 18 horas do dia 20 de Fevereiro e vai até as 8 horas de Quarta-Feira de Cinzas, dia 25 de Fevereiro.

Pulseira de identficação e torre móvel de vídeomonitoramento

Uma experiência que deu certo nos anos anteriores será repetida. É a distribuição gratuita de pulseiras de identificação para sere colocadas em crianças com nome, endereço e telefones de contato caso elas se percam dos pais. A SSP confeccionou 30 mil pulseiras que serão distribuídas a partir desta sexta-feira.

Durante o Carnaval, conforme determinação do Chefe da Polícia Civil, Maurício José Eskudlark, estão suspensos os portes de armas, ainda que concedidos regularmente pelo órgão próprio da administração estadual. A Polícia Civil também irá deflagrar planos emergenciais de busca e captura de foragidos através de ações ostensivas e preventivas.

A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) vai manter equipes de plantão durante todo o reinado de Momo para dar suporte às outras unidades da Polícia Civil em casos de emergência. Documentos perdidos e entregues à polícia deverão ser procurados nas centrais de polícia ou qualquer posto de comando.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img