Carta à população: Escolas Particulares Seguras

147

Apoiadas pelo SINEPE/SC, as Escolas Particulares estão fazendo tudo o que está ao seu alcance para aumentar ainda mais a sua segurança.

Neste período em que é preciso haver reflexão e bom senso, lembramos que manter segurança nos estabelecimentos de ensino e em seu entorno, mais que interesse e necessidade da escola, é um dos deveres do Estado, da família e da Sociedade.

Com esse propósito, o SINEPE/SC vem participando de reuniões com autoridades responsáveis pela segurança pública e orientando os gestores da rede privada de ensino. Nesses encontros surgiram alguns entendimentos:

Escolas revisarão vulnerabilidades na sua estrutura física;
Escolas adotarão protocolos e rotinas de segurança;
Intensificação no patrulhamento da PMSC e das Guardas Municipais (Rondas Escolares).
Maior atenção das Polícias Civil e Militar no monitoramento de grupos e redes sociais para identificar possíveis alertas;
Linha Telefônica exclusiva das Polícias para as Escolas.
Tendo a segurança como nova premissa, as escolas particulares manterão o calendário escolar.

Contamos com o indispensável apoio das famílias na rotina do dia a dia quanto a:

a. Intensificar e ampliar o cuidadoso acompanhamento e monitoramento de acessos online, observando os interesses da criança ou do adolescente no ambiente virtual e postagens.
b. Acompanhar e supervisionar grupos de WhatsApp;
c. Acompanhar e observar os conteúdos das mochilas;
d. Procurar informação atualizada em canais eficientes em comunicação, lembrando que as redes sociais que não têm cunho informativo e buscam apenas visibilidade, propagam o medo e reforçam a insegurança;
e. Repassar conteúdos somente após verificar sua autenticidade, advertindo sobre recorrentes fake news;
f. Mais do que nunca o diálogo entre pais e filhos, professores e alunos, é essencial.
“Não tem como blindar as nossas vidas. Não há uma única solução, nem para fome, nem para os conflitos macroeconômicos, nem para essa cisão política que tivemos, nem para a psicopatia e para a sociopatia que sempre existiram na humanidade. Mas há, sim, muitas soluções que nós podemos construir por meio do diálogo, do amor, do carinho. Contra a dor, eu ofereço o meu amor. Contra a violência, eu ofereço o meu amor. Contra a sensação de falta de sentido, eu ofereço a educação, sim. Porque é a educação a única forma da nossa sociedade dar um salto qualitativo de que ela tanto necessita.”

Leo Fraiman

Ao agradecer a confiança, o apoio e a compreensão das famílias a escola particular continuará sua busca incansável pela segurança.

Foto de Plínio Bordin – Marcelo Batista de Sousa, presidente do SINEPE/SC