17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Casa da Memória de Florianópolis promove palestra e mostra fotográfica nesta sexta-feira

spot_img

Casa da Memória de Florianópolis promove palestra e mostra fotográfica nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

A Casa da Memória de Florianópolis promove nesta sexta-feira, 26, um passeio visual pela cidade a partir de imagens de épocas passadas, que compõem o acervo de fotos do município. A palestra “Um Olhar sobre Florianópolis, a Fotografia na Construção da Memória da Cidade” integra a programação da 8ª Primavera de Museus, que ocorre em todo o Brasil. Além da projeção visual, será exibido o documentário Franklin Cascaes em duas sessões, às 10 e 15h, no auditório da Casa da Memória, com entrada gratuita. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Dirigida principalmente a estudantes, cada sessão tem cerca de uma hora e meia de duração. Durante a apresentação serão mostradas imagens que marcam o desenvolvimento de Florianópolis entre os séculos 19 e 21, acompanhadas da explanação dos técnicos da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

No local, os visitantes vão poder conhecer o trabalho realizado pela Casa da Memória e os diferentes suportes que compõem o acervo de pesquisa, tais como fitas de rolo, fitas VHS ou cassete, recortes de jornal, CDs e DVDs, fotografias e livros. A ação tem como objetivo despertar a consciência individual e coletiva das pessoas em relação ao patrimônio cultural, contribuindo para a preservação da memória de Florianópolis, dentro dos princípios que norteiam a educação patrimonial.

Após a apresentação de fotografias, os participantes podem assistir ao documentário Franklin Cascaes. O DVD integra a série Alma de Artista, projeto da Fundação Franklin Cascaes, abrangendo biografia, obra e estética desse artista catarinense. Com 30 minutos, o documentário foi produzido pela Fundação Franklin Cascaes em homenagem ao centenário de nascimento do pesquisador catarinense, comemorado em 2008.

Elaborado por Edina de Marco, José Rafael Mamigonian e Norberto Depizzolatti, o vídeo traz depoimentos de pessoas que conviveram com Cascaes, e imagens de suas obras, que integram o acervo do Museu Universitário da UFSC. No documentário é possível conhecer a voz, a história, as pesquisas e as ideias desse artista catarinense que muito contribuiu para o registro da cultura local.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img