24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Catedral será reaberta ao público em Florianópolis

spot_img

Catedral será reaberta ao público em Florianópolis

spot_imgspot_img

Missa no dia 24 de dezembro faz parte do processo de reinauguração da igreja

A Catedral de Florianópolis, no Centro da cidade, será reaberta provisoriamente ao público na véspera de Natal, 24 de dezembro. Uma cerimônia, presidida pelo arcebispo Dom Murilo Krieger, está programada para às 19h30min. A missa faz parte do processo de reinauguração do prédio, previsto para a segunda quinzena de janeiro. Para o dia, está prevista a apresentação do maestro português Horácio Medeiros. O maestro recebeu autorização do governo dos Açores para vir a Santa Catarina para fortalecer a relação das duas comunidades. O prédio principal da igreja está interditado desde outubro, para a realização de obras de restauro na área interna. Do lado de dentro, o altar foi rebaixado — retornando ao formato original — e foram instalados dutos subterrâneos do sistema de climatização, som e segurança. O piso também foi recuperado. Durante o período de interdição, as celebrações foram realizadas no auditório da Catedral.
Igreja terá sistema de climatização

A igreja histórica será a primeira do Estado a contar com sistema de refrigeração. Serão instalados 10 condicionadores de ar. O sistema funcionará em caráter experimental por um ano, período em que técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irão monitorar os impactos do controle da temperatura para a estrutura e obras sacras.

Mau tempo atrasa obras

As fortes chuvas prejudicaram o andamento das obras de restauração da Catedral. A obra na parte externa não pôde ser concluída e a interna também atrasou. Do lado de fora, a colocação do piso de mármore atrasou dois meses. Na mesma condição está a rampa de acesso para deficientes que passa pelo antigo estacionamento. Cerca de R$ 7 milhões foram gastos até agora com a restauração da Catedral Metropolitana. Outros R$ 5 milhões serão liberados pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet. Até a reinauguração, as obras terão continuidade com a estrutura aberta ao público.

Foto: Catedral Metropolitana / DEOLHONAILHA

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img