18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Celesc deverá aumentar a tarifa de energia em 0,32%

spot_img

Celesc deverá aumentar a tarifa de energia em 0,32%

spot_imgspot_img

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira (15) os números prévios da revisão tarifária da Celesc, que acontece a cada quatro anos. De acordo com as informações preliminares, o efeito médio da tarifa ao consumidor será de 0,32%. Os números finais serão homologados em 7 de agosto, após o fechamento dos dados e o recebimento de contribuições da sociedade por meio de audiência pública.

Pela revisão prévia, o reposicionamento tarifário da Celesc ficou em 6,82%, sendo 5,97% para a parcela A e – 4,92% para a parcela B (veja mais abaixo).

A partir de quinta-feira (17) até 18 de junho a Aneel disponibiliza na internet os dados completos da revisão prévia da Celesc para audiência pública virtual. No dia 1º de junho acontece a audiência pública presencial,em Florianópolis. A expectativa da Celesc é que os números finais se mantenham próximos dos prévios.

Com a nova recomposição tarifária, do valor final da tarifa, apenas 16% ficará com a Celesc (antes era 20%).

O custo do serviço de distribuição de energia elétrica é composto de duas parcelas:

Parcela A – incorpora os custos não gerenciáveis da Celesc Distribuição, como compra e transporte de energia elétrica e encargos setoriais resultantes de políticas de governo, sem margem de lucro, cabendo apenas a cobertura dos custos. Se somarmos aos custos gerenciáveis os tributos – ICMS, PIS e COFINS – teremos, aproximadamente, 84% do valor da fatura paga pelo consumidor.

Parcela B (Custo de Distribuição) – incorpora os custos gerenciáveis relacionados à atividade de distribuição de energia elétrica, como pessoal, materiais e serviços, remuneração dos investimentos e cota de reintegração regulatória, com margem de comercialização previamente estabelecida e vinculada à eficiência operacional e à prudência dos investimentos. Corresponde em média a 16% do valor pago pelo consumidor.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img