24.7 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

14 centros de saúde de Florianópolis recebem certificado de destaque na amamentação

spot_img

14 centros de saúde de Florianópolis recebem certificado de destaque na amamentação

spot_imgspot_img

O secretário da Saúde de Florianópolis, Clécio Espezim, entregou nesta terça-feira, 30, os certificados aos 14 Centros de Saúde do município que atingiram as metas do Programa Amamenta Brasil. O evento contou com a presença de Amanda Moura, do Ministério da Saúde, da enfermeira Evanguelia Kotzias dos Santos, consultora do Ministério da Saúde, e de Lizete Contin, da Secretaria de Estado da Saúde.

As unidades agraciadas nesta etapa foram os Centros de Saúde da Armação, Capoeiras, Carianos, Coloninha, Córrego Grande, Ingleses, Itacorubi, João Paulo, Lagoa da Conceição, Monte Serrat, Pântano do Sul, Prainha, Rio Vermelho e Santo Antônio de Lisboa.

As taxas de amamentação verificadas no município estão acima da média nacional. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno em 2008 apontou uma prevalência de 41% de crianças menores de seis meses amamentadas exclusivamente com leite materno.

Em Florianópolis, dados desta mesma pesquisa indicam índices de 63,8% em menores de quatro meses e de 52,4% em menores de seis meses. Dados do INFOSAUDE apontam que as crianças menores de seis meses estão amamentando exclusivamente em torno de 70%, no período de janeiro a setembro de 2012.

A representante do Ministério da Saúde fez questão de citar que Florianópolis se destaca nacionalmente nesta área. Falando em nome da Secretaria de Estado da Saúde, Lizete afirmou que a Capital deveria servir de exemplo para os demais municípios de Santa Catarina.

A Rede Básica de Saúde de Florianópolis atende em média 3.500 gestantes ao ano. Diversas atividades são desenvolvidas, como os grupos de gestantes, atividades educativas com as mães e familiares, orientações às mães que amamentam.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img