23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

CIC sedia Festival Floripa na Foto em 2013

spot_img

CIC sedia Festival Floripa na Foto em 2013

spot_imgspot_img

A 3ª edição do Festival de Fotografia Floripa na Foto será realizada de 27 a 30 de novembro de 2013 no Centro Integrado de Cultura (CIC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis. O evento reunirá artistas, pesquisadores, educadores e fotógrafos que acreditam na fotografia como agenciadora de processos relacionais. Os convidados deste ano falarão sobre a fotografia como processo criativo na arte, além de abordarem temas como arte educação, o olhar, os processos, o mercado Fine art, edição de livros, fotografia de nu, de arquitetura, a fotografia contemporânea e a pesquisa em fotografia. As vagas no evento são limitadas e as inscrições podem ser feitas no contato@floripanafoto.com.

O 3º Festival de Fotografia Floripa na Foto contará com a participação de artistas/fotógrafos como Alexandre Sequeira, que na palestra de abertura, falará de seu trabalho e das relações possíveis entre fotografia e alteridade social. A fotografia para ele é um meio de aproximação entre as pessoas, e seus relatos são narrados da mesma forma como faziam os antigos contadores de histórias.

No segundo dia, Eustáquio Neves, um dos artistas mais consagrados da atualidade, falará sobre a memória, às questões raciais e sociais apresentadas através da manipulação de negativos e de técnicas avançadas de laboratório. O trabalho de Eustáquio é reconhecido e premiado em todo o mundo.

No terceiro dia de palestra, Clicio Barroso e Kazuo Okubo, juntos no palco falando sobre a fotografia Fine art e o mercado da fotografia artística no Brasil, abordando diferença entre a fotografia e a impressão Fine art, a importância da preservação, o material fotográfico para exposições temporárias e para decoração. Clicio, é fotógrafo profissional, professor de tecnologia digital, consultor da Adobe, autor de vários livros de fotografia e dono do ADI-Atelier de Impressão. Kazuo é fotógrafo profissional, abriu a primeira galeria de arte especializada em fotografia da capital brasileira, “A Casa da Luz Vermelha”, em Brasília, e tem um trabalho autoral belíssimo.

Neste ano o Festival traz uma relação de aproximação entre fotografia e educação, propondo em Parceria com o Núcleo Pedagógico de Arte e Educação – NUPEART do Centro de Artes da Udesc, a realização do II Fórum Nupeart: Fotografia, Arte e Educação, onde serão apresentados artigos e relatos de experiências envolvendo a fotografia e os processos educacionais.

A relação com a educação poderá ser sentida também na Exposição do Grupo Rede de Olhares, composto por moradores de rua, que sob a coordenação Da jovem fotógrafa catarinense Virginia Rodrigues, mostrará a Exposição “O centro Urge”.

Entre as exposição o Festival traz ainda a mostra coletiva Floripa na Foto, PIXEL de Celso Peixoto, Invasão de imagens – documento contemporâneo com curadoria de Paulo Greuel.

A difusão de livros de fotografia será um ponto importante do Festival, com destaque para o Encontros de FotoLivros – Mostra Editorial argentina La Luminosa, autores argentinos y brasileiros e o lançamento do livro “Em terra” da fotógrafa argentina Laura Lavergne, acompanhado de projeção de imagens e uma conversa com a fotógrafa.

Além das palestras, lançamentos de livro e exposições a programação conta com workshops imperdíveis.

POÉTICAS DO ENCONTRO – FOTOGRAFIA E RELAÇÕES DE TROCAS SIMBÓLICAS. Com Alexandre Sequeira, que tem como objetivo analisar propostas artísticas de caráter relacional que, hoje em dia, fazem uso da fotografia como ferramenta para a construção de diagramas de alteridade.

O PROJETO AUTORAL E O FOTOLIVRO. Com Cláudio Edinger, com o objetivo do workshop é trabalhar com fotógrafos que já tenham ou queiram desenvolver projetos autorais, discutir ideias, pensando em como viabiliza-las e em como desenvolver o estilo próprio de cada um.

FOTOGRAFANDO NU – O CORPO E A LUZ. Com Kazuo Okubo, que abordará os diferentes mercados da fotografia de nu; Ética; Dicas de comportamento, limites, respeito e expectativas na relação fotógrafo-modelo; A técnica como ferramenta a serviço da criação e como trabalhar a luz para conseguir brilhos e sombras; A fotografia como pensamento; A fotografia fine art – noções sobre tiragens limitadas, conservação, mídias e venda das fotos.

PROCESSOS, ESTRATÉGIAS E MEIOS. Com Eustáquio Neves, propondo a fotografia como interpretação do meio ambiente de cada indivíduo e a construção de realidades não necessariamente decodificadas, ou ampliar o significado daquilo que parece comum a todos.

DESCONDICIONAMENTO DO OLHAR. Com Cláudio Feijó, que através de exercícios, dinâmicas e vivências (como jogos, rodas, roll playings, trocas, dramatizações e técnicas de sensibilização), a oficina procura resgatar o contato direto com as sensações e emoções, recuperando nossos sentimentos suprimidos e reavendo a nossa humanidade perdida.

FLUXO DIGITAL E PRÉ IMPRESSAO FINEART. Com Clício Barroso, que mostra de forma simples e lógica os caminhos da imagem por todos os dispositivos, pensando e preparando a fotografia desde a sua captura, para que o produto final do fotógrafo, que é o impresso, tenha toda a qualidade possível.

FOTOGRAFIAS PARA ARQUITETURA. Com Claudio Brandão, com o objetivo de discutir este importante campo da fotografia, através da análise de imagens de referência. Uma parte prática permitirá aos alunos entender as diversas fontes de luz bem como os tipos de objetivas mais adequados para os casos específicos.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img