21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse em São José

spot_img

Integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse em São José

spot_imgspot_img

A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na tarde desta segunda-feira. A solenidade de posse foi acompanhada por conselheiros, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades.

Criado em 2004 por lei municipal, o Conselho tem a missão de promover, fiscalizar e defender o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência em São José. Entre as atribuições, está a promoção de políticas públicas que assegurem à pessoa com deficiência seus direitos básicos, como educação, saúde, trabalho, desporto, e o seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Este foi o quarto Conselho a ser empossado pela atual gestão na área da Assistência Social. “Precisamos refletir os conselhos, quem vive as dificuldades do dia a dia sabe do que estamos falando. A administração da prefeita Adeliana mostra o respeito e preocupação, que infelizmente vivemos numa sociedade em que, cada um olha para si mesmo. São fatores que precisam de reflexão. A Secretaria de Assistência Social está de portas abertas para atender a todos com muita dedicação”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Lédio Coelho.

Segundo a representante do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONEDE), Denise Aparecida Michelute Gerardia, a existência do Conselho é importante, já que 15% da população de São José são pessoas com deficiência. “Devemos fazer política com os deficientes e não, para os deficientes, pois eles sabem melhor do que nós, suas necessidades e prioridades. São José está melhorando as políticas de inclusão, a prefeita Adeliana está no caminho certo”, completou o coordenador do Plano Viver sem Limites no Estado, Marcondes Marchetti.

A coordenadora de Planejamento e Orçamento da Fundação Catarinense de Educação Especial, Rita Furtado, colocou a instituição à disposição para trabalhar em parceria com a entidade. “A Fundação Catarinense de Educação a Pessoas Especiais está de portas abertas para todas as pessoas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, reconhecendo a história dessas pessoas e suas dificuldades”, lembrou.

A prefeita Adeliana Dal Pont finalizou a solenidade ressaltando a importância da Prefeitura em ouvir a população e trabalhar em parceria com outras instituições. “Com a ajuda de todos fica mais fácil resolver os problemas presentes na sociedade atual. O Conselho nos ajudará a formular políticas e ações. Quanto mais tivermos a participação da sociedade, menos erros serão cometidos, e o meu legado é fazer uma sociedade solidária, participativa e inclusiva. Esse é o nosso objetivo.”, finalizou a prefeita.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img