22.6 C
fpolis
sábado, maio 4, 2024
Cinesystem

Ciclo do Divino encerra neste domingo em Florianópolis

spot_img

Ciclo do Divino encerra neste domingo em Florianópolis

spot_imgspot_img

Após quatro meses de celebrações em diferentes bairros de Florianópolis, o Ciclo do Divino Espírito Santo chega ao fim neste domingo (19/09), em Canasvieiras, com a última festividade do calendário. Valorizando uma tradição secular herdada da cultura açoriana, o evento de encerramento terá como ponto alto o cortejo com as bandeiras das festas realizadas em 14 comunidades do município e o encontro de Folias do Divino. A atividade é promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e da Arquidiocese de Florianópolis.

A programação inicia às 14h, nas imediações da Igreja São Vicente de Paula, em Canasvieiras, com o encontro de folias, seguido pelo descerramento da bandeira do Ciclo do Divino Espírito Santo, e pelo Café da Partilha. Na ocasião, ocorrerá o lançamento da segunda edição do livro “Caminhos do Divino”, escrito pela pesquisadora Lélia Pereira da Silva Nunes, e sessão de autógrafos. Às 16h45, haverá um desfile pelas ruas da comunidade para apresentação do novo casal imperial da festa de Canasvieiras, contando com a participação dos patronos das demais festas que integraram o Ciclo do Divino em 2010, iniciado em maio. Após o cortejo, será realizada uma missa solene.

Manifestação rica em símbolos

De acordo com a professora Lélia Pereira Nunes, no livro Caminhos do Divino – Um Olhar sobre a Festa do Espírito Santo em Santa Catarina (Ed. Insular, 2010), essa manifestação popular é uma prática coletiva de forte simbologia e subjetividade, que mescla atividades religiosas, profanas e folclóricas. O livro está sendo reeditado com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis.

Comemorada durante as celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino reúne um expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo, e do qual fazem parte a bandeira, cetro, salva, coroa, corte imperial, coroação do Imperador, folias e cantorias, promessas e pãezinhos, fogos de artifício, bailes, bingos, leilões e folguedos populares, além de novenas, missa solene, Te-Deum, bênçãos, peditórios e procissão da corte imperial, entre outros elementos.

A origem dessa manifestãção cultural e religiosa em terras portuguesas é atribuída à extrema devoção da Rainha Isabel de Aragão. Apegada às convicções cristãs, a soberana prometeu ao Espírito Santo um dia de culto e a própria coroa para que a paz voltasse à sua família e ao reino. Em agradecimento à dádiva concedida, levou a coroa real à Igreja erguida na Vila de Alenquer, no Dia de Pentecostes, em 1296, com uma solene procissão.

Uma celebração festiva jamais vista no país foi realizada para externar a vontade do casal real de servir ao povo no espírito da caridade e humildade, e onde os humildes eram exaltados, recebendo as insígnias reais – coroa e cetro – simbolizando a instituição do Império do Espírito Santo. Ao fim da solenidade, um banquete (o bodo) era partilhado com os pobres. Por ordem da Casa Real, a festa passou a acontecer todos os anos na mesma data, ultrapassando as fronteiras do tempo. Pela vida voltada à caridade e prática do bem e pelos milagres que lhe foram atribuídos, Isabel de Aragão ficou conhecida como “Rainha Santa”, sendo canonizada em 1625 pela Igreja.

A Festa do Divino Espírito Santo ocorre em Santa Catarina, em cidades onde houve imigração açoriana no litoral do estado, em especial Florianópolis, que é o município brasileiro com maior número de celebrações comunitárias com a temática. “A Festa do Divino é rica em simbolismos e variações de um lugar para outro, mas ainda preserva a essência do culto ao Espírito Santo. Comemora a esperança na chegada de uma nova era – um futuro onde haverá paz, partilha, solidariedade, liberdade, caridade e união entre as pessoas: o tempo do Império da Igualdade”, explica a pesquisadora.

Serviço:

O Quê: Encerramento do Ciclo do Divino Espírito Santo

Onde: Pátio da Igreja São Francisco de Paula

Rua Tertuliano Brito Xavier nº 2107 – Canasvieiras

Quando: domingo (19/09)

14h – Encontro de Folias do Divino

15h30 – Encerramento do Ciclo do Divino Espírito Santo

Descerramento da bandeira

16h – Café da Partilha

Lançamento do Livro Caminhos do Divino (2ª edição), de Lélia

Pereira da Silva Nunes (sessão de autógrafos)

16h45 – Saída do cortejo e apresentação do novo Casal Imperial

Desfile das bandeiras das Festas do Divino de Florianópolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img