15 C
fpolis
domingo, maio 22, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Ciclo do Divino tem abertura oficial nesta quarta-feira em Florianópolis

spot_img

Ciclo do Divino tem abertura oficial nesta quarta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) realiza nesta quarta-feira (8/06), às 16h, no Forte Santa Bárbara, a abertura oficial do Ciclo do Divino em Florianópolis, em cumprimento à Lei Municipal nº 8010/2009. Na ocasião, será assinado convênio para repasse de R$ 140 mil para as 14 festas que acontecem no município até setembro, e que preservam a tradição trazida pelos imigrantes açorianos. Haverá também a abertura de uma exposição fotográfica com imagens dos festejos realizados em 2010, e o hasteamento da Bandeira do Divino, que será descerrada após a última festa, em Canasvieiras.

Este ano, a Prefeitura de Florianópolis está liberando uma ajuda financeira de R$ 10 mil a cada festividade, valor que será repassado por meio da Fundação Franklin Cascaes, em convênio autorizado pelo prefeito Dário Berger. Serão beneficiadas as festas do Rio Tavares, Centro, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Estreito, Trindade, Prainha, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Campeche, Barra da Lagoa, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras.

A assinatura do convênio marca as comemorações pelo Dia Municipal de Abertura Oficial das Festividades do Divino Espírito Santo, criada pela Lei nº 8010/2009, de autoria do vereador Edinon da Rosa (PSB), que estabelece que a data comemorativa ocorra sempre na quarta-feira anterior ao Domingo de Pentecostes pelo calendário móvel da Igreja. O evento tem como objetivo o fortalecimento dessa manifestação cultural secular, presente em todas as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.

Neste dia também será aberta a exposição “Divina Tradição”, que reúne 60 fotografias nos tamanhos 18x25cm e 25x30cm, com imagens das festividades realizadas no ano anterior. O material destaca cortejos imperiais, celebrações, festeiros, e toda a simbologia que traduz a devoção das comunidades ao Espírito Santo. A mostra ficará aberta à visitação pública no Forte Santa Bárbara até as 19h desta sexta-feira, e depois estará à disposição para itinerar pelas localidades que integram o Ciclo do Divino.

Serviço:

O Quê: Abertura das festividades do Ciclo do Divino Espírito Santo

Apresentação da Banda Amor à Arte
Hasteamento da Bandeira do Divino
Assinatura de convênio para realização das 14 Festas do Divino
Abertura da Exposição Fotográfica Divina Tradição

Quando: quarta-feira (8/06) – 16h

Onde: Forte Santa Bárbara – sede da Fundação Franklin Cascaes

Rua Antônio Luz 260 – Centro

GRATUITO

spot_img