23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Cine Pitangueira comemora Dia do Índio com sessões especiais

spot_img

Cine Pitangueira comemora Dia do Índio com sessões especiais

spot_imgspot_img

O Dia do Índio comemorado nesta terça-feira, dia 19 de abril, terá sessões especiais no Cine Pitangueira, no Casarão da Lagoa da Conceição. Às 15h será exibido Tainá 2, de Mauro Lima. Para as 19h estão programados os curtas: Naiá e a Lua, de Leandro Tadashi, Índios no Brasil – Quem são eles?, de Vincent Carelli, Sereia, de Yannet Briggiler e Rodrigo Amboni e Índios no Brasil – Filhos da Terra, também de Vincent Carelli.

Em Tainá 2, a indiazinha interpretada por Eunice Baía é agora uma pré-adolescente que se divide entre o enfrentamento com bandidos e a atenção para com a pequenina Catiti, de 6 anos, que foge da aldeia querendo imitar Tainá como protetora do meio ambiente.

A sessão dos curtas será aberta por Naiá e a Lua. O filme narra a vida da jovem índia Naiá, que se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu. Em Índios no Brasil – Quem são eles?, a narração é do líder indígena Ailton Krenak, que mostra, sem intermediários, como vivem e o que pensam os índios de nove povos dispersos pelo Brasil.

Sereia, produzido em Santa Catarina, fala de Simão, um pescador solitário que vive em um pequeno penhasco num cenário isolado pela alta das marés. Sua rotina monótona se transforma com a chegada de uma misteriosa mulher. E Índios no Brasil – Filhos da Terra, mostra como o uso sustentável dos recursos da natureza é um conceito milenar das populações indígenas.

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.


O quê: sessões no Cine Pitangueira com em comemoração ao Dia do Índio.

Quando: terça-feira, 19 de abril, às 15 e 19h.

Onde: Casa das Máquinas do Casarão da Lagoa. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição, Florianópolis

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img