23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Cine Pitangueira exibe Desmundo na próxima terça-feira

spot_img

Cine Pitangueira exibe Desmundo na próxima terça-feira

spot_imgspot_img

Desmundo, de Alain Fresnot, será exibido na terça-feira (26), às 19h, no Cine Pitangueira, na Lagoa da Conceição. O filme se passa em 1570, no Brasil Colonial, quando chegam ao país algumas órfãs enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores.

A sessão dos curtas será aberta às 15h com Naiá e a Lua. O filme narra a vida

da jovem índia Naiá, que se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu. Em seguida será exibido o documentário Priara Jõ, depois do ovo, a guerra, de Komoi Panará, sobre o imaginário das crianças Panará.

Outro curta da tarde é Porque o canguru salta em duas patas?, de Andrés Lieban, Baseado numa lenda aborígine australiana, as crianças vão saber porque o canguru salta em duas patas e vão descobrir que o bicho se chama Bora, além de conhecer as canções, os instrumentos e a pintura corporal usada por este povo.

Em Desmundo, uma das órfãs é Oribela, interpretado por Simone Spoladore. Jovem sensível e religiosa, ao chegar ao Brasil se vê obrigada a casar com Francisco de Albuquerque, personagem de Osmar Prado, que a leva para seu engenho de açúcar.

Oribela pede a Francisco que lhe dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas “obrigações”, mas paciência é algo que seu marido não tem e ela é violentada. Sentindo-se infeliz, tenta fugir e voltar a Portugal.

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

O quê: sessões de curtas e do longa Desmundo, de Alain Fresnot

Quando: terça-feira, 26 de abril, às 15 e 19h.

Onde: Casa das Máquinas do Casarão da Lagoa. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição, Florianópolis

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img