17.3 C
fpolis
quinta-feira, maio 26, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Cineclube Dona Chica inicia o ano com sessão metalinguística

spot_img

Cineclube Dona Chica inicia o ano com sessão metalinguística

spot_imgspot_img
Cineclube vai exibir ficções que trabalham o cinema como tema
foto/divulgação:
Renato Parara em Os filmes que não fiz, de Gilberto Scarpa

A reabertura da programação de 2012 do Cineclube Dona Chica ocorre no sábado dia 28 de janeiro, às 20 horas. Denominada Um filme dentro de um filme, a sessão vai exibir três curtas que tratam o cinema como o objeto principal da narrativa.

Conte-me o filme, making on, abre a noite. O curta foi realizado pelo Coletivo de Cinema Campeche. A história tem um tom de mistério: Durante uma oficina de cinema, após um longo debate sobre o tema do filme, roteiro pronto, pré-produção, filmagem agendada, algo inesperado acontece…

O segundo curta vem de Joinville, o premiado Cinemaiêutica, de Rodrigo Falk Brum, outra ficção. Com referências do cinema contemporâneo, o curta narra o diálogo entre dois jovens. Roberto não quer acreditar, mas André tem certeza: “Cara, estamos num filme”.

Do mineiro Gilberto Scarpa será exibido Os Filmes Que Não Fiz, uma ficção de humor e cinismo, com mais de 15 prêmios em festivais. Um diretor desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido, é entrevistado no moldes de documentários de Hollywood, em que os cineastas são brindados com elogios de talento e genialidade por integrantes da equipe.

A duração em média dos filmes é de 15 minutos e a classificação, livre. Para o início de fevereiro, do dia 1 a 4, está previsto no Cine Dona Chica o Festival do Júri Popular e no dia 25, o lançamento do curta-metragem 53 Cartas, de Igor Pitta, que venceu o Edital Cinemateca Catarinense/FCC.

O Cineclube Dona Chica é uma realização da Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche com o apoio do Fundo Municipal do Cinema, Fundação Franklin Cascaes, e Rádio Comunitária do Campeche.

O quê: Sessão Um filme dentro do filme no Cineclube Dona Chica
Quando: sábado 28 de janeiro, às 20h.
Onde: Rancho da Canoa, final da Avenida Pequeno Príncipe, na praia do Campeche, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Quanto: gratuito.

spot_img