19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Cinema do CIC exibe curtas premiados pelo Edital Catarinense de Cinema

spot_img

Cinema do CIC exibe curtas premiados pelo Edital Catarinense de Cinema

spot_imgspot_img

Nesta semana, a programação da Mostra Audiovisual do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) no Cinema do CIC terá a exibição de cinco curtas premiados pelo Edital Catarinense de Cinema de 2001 e 2002, promovidos pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A entrada é gratuita. 

As sessões ocorrerão de quinta-feira a sábado – 7 a 9 de agosto – às 19h, com entrada gratuita (limitado à capacidade do cinema de 137 espectadores).

Confira a programação:

L´Amar
Direção: Sandra Alves – 19 min – Edital 2001
Sinopse: Em 1983, um fenômeno conhecido como Calmaria 88 a ausência total de vento, fez com que duas mulheres em uma prancha de windsurf ficassem à deriva em alto mar durante duas noites e três dias. Como sobreviver numa situação desesperadora? Como não desistir quando a única saída é esperar, sem ter nenhuma certeza de salvação.

Alumbramentos
Direção: Laine Milan – 20 min – Edital 2001
Sinopse: Curta é ambientado numa comunidade da Ilha de Santa Catarina, durante a década de 1940. Na história, baseada no conto "A Sobrinha da Senhora Dodsworth", do escritor catarinense Jair Francisco Hamms, o menino Francisco apaixona-se pelas palavras, principalmente pelas que não conhece. Entre um mergulho e outro nos verbetes de seu velho dicionário, Francisco está prestes a descobrir um mundo novo, que desperta, se espreguiça, se agiganta.

Sorria você está sendo filmado
Direção: Chico Caprário – 23 min – Edital 2001
Sinopse: Um filme inteiramente rodado sob o ponto de vista de câmeras de vigilância, num roteiro espalhado nas ruas, onde as vozes caladas do anonimato gritam através de gestos no verdadeiro limite entre o sublime e o patético. A graça não se manifesta, ela é inconsciente

SR. e A Sra. Martins
Direção: Laine Milan – 14 min – Edital 2002
Sinopse: A sra. Martins abre os olhos, fita o teto. Olha para o lado. Ele não está. Levanta-se. A chuva fina, lá fora, sugere um mundo que se encolhe. Exatamente como ela. Mas chega o domingo. Dia de voltar ao cemitério e reencontrar o Sr. Martins. Conversar e, quem sabe, dar um fim a esta estranha situação.

Nem o céu, nem a terra
Direção: Isabela Hoffmann Dummer – 25 min – Edital 2002
Sinopse: Nem o Céu, Nem a Terra, conta a história de Alex, menino de rua de 11 anos e sua amiga Paula de 10 anos, que lutam para sobreviver a realidade do abandono e da violência. O filme questiona a realidade das ruas, inserindo as crianças num contexto de sonhos e de fantasia transportados para o vôo sem rumo de uma pandorga. Alex se entrega a esse sonho de liberdade enquanto o irmão busca nas drogas um meio de sobrevivência. Paula representa o equilíbrio. Ela sobrevive às ruas.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img