20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Cinema Italiano na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Cinema Italiano na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

Auditório lotado para Fellini

O espaço destinado à sétima arte da Fundação Cultural Badesc tem se tornado ponto de encontro de apreciadores do cinema alternativo. Mas um ciclo em especial, às terças-feiras, vem chamando atenção. É cada vez maior o número de espectadores do cineclube italiano.

Em julho, a Fundação em parceria com o Centro di Cultura Italiana apresenta o Ciclo Fellini. Diretor de clássicos como A Doce Vida (1960), Federico Fellini tem sua filmografia marcada pelo estilo neo-realista italiano. Ele fez duras críticas à sociedade da época, mas nunca deixou de lado o glamour e a poesia nos seus filmes.

O próximo título exibido será 8½ (1963), que Fellini disse ser autobiográfico. Com muitas cenas tiradas da própria vida do diretor e de seus sonhos, o longa retrata um cineasta que passa por uma crise de criatividade. A pessoalidade se faz presente até mesmo no nome do filme. 8½ é uma referência aos 8 filmes que Fellini havia dirigido e um co-dirigido, até então.

As exibições ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. Sempre às terças-feiras. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846.

Programação:

Dia 13/07

8 ½ – 8 ½

Diretor: Federico Fellini

Ano: 1963

Tempo: 138min

Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Caterina Boratto.

Classificação: 14 anos

Guido Anselmi é um cineasta que tenta relaxar depois de seu mais recente sucesso, mas se sente pressionado por uma série de colaboradores em busca de mais trabalho. Em meio a uma crise criativa, sem idéias novas, ele relembra eventos importantes de sua vida e mulheres que amou e abandonou.

Dia 20/07

Cidade das Mulheres – La città delle donne

Diretor: Federico Fellini

Ano: 1980

Tempo: 140min

Elenco: Marcello Mastroianni, Anna Prucnal, Bernice Stegers.

Classificação: 16 anos

Durante uma viagem de trem, Snàporaz é seduzido por uma bela mulher. Seguindo-a, ele acaba vivendo uma fantasia, metade sonho, metade pesadelo; na cidade das mulheres, um lugar, onde por ser o único homem, é ao mesmo tempo reverenciado e julgado.

Dia 27/07

Ginger e Fred – Ginger e Fred

Diretor: Federico Fellini

Ano: 1986

Tempo: 125min

Elenco: Marcello Mastroianni, Giulietta Masina, Franco Fabrizi.

Classificação: 14 anos

Um par de bailarinos italianos, que em sua juventude se apresentava imitando Ginger Rogers e Fred Astaire, reencontram-se trinta anos depois de terem se separado quando precisam refazer o velho número.


Informações pelo telefone: (48)3224-8846

Blog: www.fcbadesc.blogspot.com

Twitter: @FCBadesc

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img