21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Cobertura vacinal em Santa Catarina contra a Poliomielite e o Sarampo é de 88%

spot_img

Cobertura vacinal em Santa Catarina contra a Poliomielite e o Sarampo é de 88%

spot_imgspot_img

A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo termina na próxima sexta-feira, 12. Até o momento, dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) confirmam a vacinação de 332 mil crianças contra a poliomielite e 293 mil contra o sarampo. A cobertura para ambas as vacinas está na faixa de 88%, ainda abaixo do estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 95%. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Devem ser imunizadas contra a poliomielite crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Já contra o sarampo, devem ser vacinadas crianças com idade de um ano até cinco anos incompletos.

Em relação ao sarampo, foram registrados 598 casos em 2013 e 2014, com maior concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, foram 125.978 registros do início deste ano até o dia 14 de agosto, com circulação endêmica em países da África, Ásia e Oceania. Em Santa Catarina, foram notificados 50 casos suspeitos de sarampo, mas após a investigação, todos foram descartados.

Contraindicações

A vacina contra a poliomielite deve ser adiada em crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38°. É contraindicada para crianças com hipersensibilidade aos antibióticos estreptomicina ou eritromicina, ou que tenham demonstrado alguma reação anterior à vacina e para crianças imunologicamente deficientes e/ou que estejam em contato hospitalar ou domiciliar com pessoa imunodeprimida. Já a vacina tríplice viral e tetra viral, que protege do sarampo, rubéola e caxumba, é contraindicada para crianças que apresentaram alergia grave à dose anterior ou que informem alergia a proteína do leite. E essas crianças serão vacinadas em data posterior.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img