20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Colégio Catarinense rumo ao Lixo Zero

spot_img

Colégio Catarinense rumo ao Lixo Zero

spot_imgspot_img

Primeira meta é reduzir em 70% o material enviado ao aterro sanitário

Neste mês de maio, o Colégio Catarinense iniciou o Projeto “Lixo Zero” como uma de suas prioridades em 2011. A empresa Novo Ciclo assessora o processo que pretende reduzir o envio de resíduos sólidos aos chamados “lixões”. A ação irá envolver mais de 2900 alunos, cerca de 350 funcionários, pais e associações ligadas à instituição.

O Projeto Lixo Zero pretende promover a sensibilização ambiental, a sustentabilidade, a redução de desperdícios, o encaminhamento total dos resíduos sólidos e a conservação da natureza. “Desejamos que a responsabilidade ambiental, o afeto e o cuidado com a mãe terra, façam parte de nossa essência humana e que todo nosso pensar, sentir e agir fortaleça a sustentabilidade ambiental”, afirma o Diretor Geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann, SJ.

Serão duas fases de trabalho. A primeira realizada neste mês de maio, tem como foco mobilização e treinamento de toda a equipe do Colégio Catarinense. A segunda etapa visa a estrutura física que será preparada para proporcionar os meios necessários para as mudanças da Comunidade Educativa, como a instalação de composteira e compartimentos de material reciclável. Todo Projeto Lixo Zero será inserido no projeto pedagógico com temas transversais ao currículo.

“O ano de 2011 será de transformação do ambiente. Viveremos uma experiência intensa. Estamos aqui para ajudar o Colégio Catarinense na resposta a crise ambiental do planeta, provocados pela própria Igreja Católica com a Campanha da Fraternidade deste ano”, destacou Rodrigo Sabatino, Diretor Presidente da Novo Ciclo.

Reduzir, repensar, recusar, reciclar e reutilizar são os verbos adotados no Colégio Catarinense para colocar em prática o Projeto Lixo Zero. Ao término deste ano, a instituição pretende ter um projeto educativo e ações administrativas permeados pela sensibilidade e responsabilidade ambiental alcançar o título de “1º Colégio Lixo Zero do Brasil” e incentivar ações ecologicamente orientadas em diferentes esferas da sociedade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img