16.9 C
fpolis
sexta-feira, outubro 22, 2021
cinesytem

Coletivo de escritores promove sarau em Florianópolis nesta segunda-feira

spot_img

Coletivo de escritores promove sarau em Florianópolis nesta segunda-feira

spot_img

Um coletivo de cinco escritores promove um sarau literário a partir das 19h desta segunda-feira, 20, no Bar da Cerveja Sambaqui, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. A entrada é gratuita. O encontro marca o lançamento do projeto "Escritores na estrada", que foi financiado por crowdfunding e vai percorrer diversas cidades brasileiras promovendo eventos literários.

O grupo é formado por Ana Rüsche, Jeanne Callegari, Rafael Daud, Renata Corrêa e Tarsila Mercer de Souza. A ideia do projeto é romper as barreiras que dificultam que autores independentes sejam lidos e criar pontes entre escritores e leitores, assim como entre os escritores de vários lugares.

No sarau, os autores lançarão seus livros, lerão textos próprios e receberão escritores da cidade como convidados – Rita Paschoalin, João Amado e Priscila Lopes – para ler e conversar sobre poesia e prosa. 

Oficina

O segundo evento do grupo em Florianópolis ocorrerá nesta terça-feira, 21. Os cinco realizarão um circuito de oficinas de criação literária das 19h às 21h30, no SESC Prainha, no Centro da cidade. São cinco oficinas consecutivas de cerca de vinte minutos cada.

Cada escritor preparou oficinas de acordo com suas áreas de formação e expertise. A escritora Ana Rüsche, por exemplo, vai ministrar aulas de escrita criativa. Rafael Rocha Daud, que também é psicanalista, vai falar sobre o inconsciente no texto literário. A roteirista Renata Corrêa falará sobre a jornada do Herói e trará uma proposta para a jornada da Heroína. Já a poeta Jeanne Callegari, que é formada em Jornalismo pela UFSC, falará sobre mulheres e poesia, enquanto Tarsila Mercer de Souza fará uma oficina sobre corpo e poesia.

O projeto

A turnê será documentada em fotos e vídeos, que renderão uma publicação impressa em formato de cartões postais, com imagens e textos literários, e um documentário. Entrevistas e conversas com escritores serão registradas em vídeo e disponibilizadas no site da turnê. Além disso, o grupo está alimentando um site sobre a viagem.

As fotos da turnê serão tiradas pelo fotógrafo chileno Gonzalo Cuéllar. Já os vídeos serão captados pelo documentarista Fred França, que completa o time que vai pegar a estrada em julho.

O projeto contempla ainda viagens para quatro capitais brasileiras: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Serviço

Segunda-feira, 20

O Bar da Cervejaria Sambaqui fica na Av. Madre Benvenuta, Posto BR, próximo à UDESC.

Terça-feira, 21

A Biblioteca do SESC Prainha fica na Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro. Inscrições gratuitas, realizadas antes da oficina. Serão oferecidas 20 vagas.

spot_img
spot_img