16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Comcap expõe lixo no Centro de Florianópolis

spot_img

Comcap expõe lixo no Centro de Florianópolis

spot_imgspot_img

A Comcap acumulou, no Miramar, entre o meio-dia de segunda e de terça-feira 224 sacos de lixo recolhidos das ruas do Centro de Florianópolis. A ação faz parte da Semana do Lixo Zero na Capital, orientada para a redução, reciclagem e reuso dos materiais até a meta de desviar 95% dos resíduos hoje encaminhados a aterros sanitários. Conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil.

As 4,5 toneladas de lixo recolhidas no Centro da Capital, explica o presidente da Comcap, Ronaldo Freire, foram recolhidas do chão e das papeleiras. Não serão mais separadas para a reciclagem, mas destinadas ao custo de R$ 126 a tonelada (só para o transporte e aterramento) ao aterro sanitário de Biguaçu. Sem contar os custos de varrição e coleta. Se os materiais, ao contrário, tivessem sido separados pelo cidadão e encaminhados à coleta seletiva da Comcap, seguiriam para as associações de triadores da Grande Florianópolis. Seriam recolocados no ciclo produtivo, gerando renda e minimizando impactos ambientais.

Durante a ação, a equipe de educação ambiental da Comcap fez abordagens de esclarecimento às pessoas.

Produção de resíduos
Todo dia, a Comcap retira das ruas do Centro de Florianópolis em torno de 300 sacos de lixo, o que corresponde a 6 toneladas de resíduos. Pior é que, apenas 40% desses materiais são colocados nas papeleiras, 60% ainda são jogados ao chão. Para varrer e recolher todo esse lixo, a Comcap ocupa 200 pessoas na área da Divisão Operacional Centro.

Fora os serviços de varrição e de manutenção das papeleiras, a Comcap oferece aos moradores e usuários dos domicílios situados na região central de Florianópolis serviços diários de coleta seletiva e convencional. São recolhidas em média por dia 10 toneladas de materiais recicláveis e 100 toneladas de lixo misturado (coleta convencional).

Às margens de rodovias, em toda a cidade, também tem aumentado muito a quantidade de resíduos lançados de forma incorreta, lamenta Freire.
Limpeza pública na região central

Miolo central
(quadrilátero formado da Praça XV até a Pereira Oliveira, Rio Branco e Gustavo Richard)
Trabalham 57 empregados da Comcap, divididos em três turnos, com uma produção de 150 sacos de lixo por dia. Essa quantidade foi reduzida quase pela metade nos últimos meses, com o uso de veículos elétricos e antecipação da coleta para as 18h. As duas medidas reduziram o tempo de exposição dos sacos na rua, evitando a ação de vândalos que rompiam os sacos e obrigavam a Comcap a reembalar os resíduos.

Região central
(inclui miolo central, mas Trindade, Agronômica e Saco dos Limões)

Trabalham 200 pessoas (incluindo as 57 do Módulo 1), com produção média de 300 sacos por dia.

Região comercial do Continente
São 65 pessoas na equipe de varrição e produção média de 200 sacos por dia.

Semana Lixo Zero

A Comcap apoia a agenda da Semana Lixo Zero em Florianópolis, entre 20 e 27 de outubro. Além de acompanhar várias ações na cidade, a Divisão de Conscientização Ambiental abre o Museu do lixo para visitação e oficinas no dia 25 de outubro, sexta-feira.
Atividades ambientais da Comcap em outubro

10, quinta – Apresentação de Dona Tainha (Joseane Rosa) e Vento Sul (Ricardo Conceição) na festa do Figueirense Futebol Clube para 600 crianças.
17 a 21 – Suporte da Coleta Seletiva (recolhimento, pesagem e encaminhamento de recicláveis para a Aresp) na gincana do Colégio Energia, de Barreiros
22, terça – Participação na Semana Arte Viva Verde no Sesc Cacupé – Reiciclagem (Valdinei Marques) pela manhã, Dona Tainha e Vento Sul à tarde
23, quarta – Palestra do Departamento Técnico em debate do Sinduscon, dentro da Semana Lixo Zero
Exposição do Museu do Lixo na Biblioteca Municipal, no Estreito, em evento da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia
Participação do Reiciclagem na Semana Arte Vida Verde, Sesc Cacupé, à tarde
25, sexta – Visitação e oficinas no Museu do Lixo, ação integrada à Semana Lixo Zero. Oficinas de mosaico com Sátiro dos Santos, de fuxico com Maria Prá e de cestaria com Dona Yeda.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img