27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Desafio intermodal abre a Semana da Mobilidade Sustentável Floripa 2010

spot_img

Desafio intermodal abre a Semana da Mobilidade Sustentável Floripa 2010

spot_imgspot_img

Ponto alto do evento será o Dia Mundial sem Carro no dia 22 de setembro

Com a coordenação geral da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital e a participação de várias organizações não governamentais, empresas e órgãos municipais, de 16 a 25 de setembro acontece a Semana da Mobilidade Sustentável Floripa 2010. O evento busca criar um conceito para uma cidade ambientalmente sustentável e discutir meios alternativos e não poluentes de mobilidade urbana.

A largada da semana será nesta quinta-feira, 16, às 18 horas, quando acontecerá o Desafio Intermodal e o ponto alto no dia 22 de setembro com a realização do “Dia Mundial Sem Carro”. Durante a semana haverá caminhadas, pedaladas, rua de lazer, concurso fotográfico e atividades educativas para a mobilidade sustentável.

No Desafio Intermodal, com largada às 18 horas desta quinta-feira, 16, várias pessoas sairão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) utilizando diferentes meios de transporte (ônibus, bicicleta, motocicleta e carro particular) e enfrentando o horário de pico de trânsito para se descolar até o centro da cidade. O objetivo é saber quem chegará primeiro ao destino em pleno horário de “rush” e com que meio de transporte.

Os participantes utilizarão duas rotas, uma pelo Sul e outra pelo Norte da Ilha. Nos dois anos anteriores pessoas com bicicletas venceram o desafio, chegando antes mesmo dos motociclistas.

Sem carro

Já na próxima quarta-feira, 22, será promovido o “Dia Mundial Sem Carro” quando as pessoas vão ser incentivadas a deixar seus veículos particulares em casa e utilizar outros meios de locomoção, como a bicicleta e o transporte urbano. Para incentivar o uso de ônibus também será realizado no mesmo dia o pedágio do brinquedo, com as doações trocadas por passagens do transporte urbano da Capital.

Além disso, durante todo o dia na avenida Paulo Fontes, em frente ao Ticen, serão desenvolvidas atividades de assistência à saúde e educativas, rua de lazer, alameda cultural e realizada uma distribuição de mudas de plantas.

A idéia da mobilização por um dia sem carro surgiu na França em 1997 e em pouco tempo se espalhou pela União Européia. A versão brasileira do evento teve início em 2001, quando 11 cidades realizaram seu dia sem carro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img