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quinta-feira, abril 25, 2024
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Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 13ª edição

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Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 13ª edição

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Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.
Semanalmente o DeOlhoNaIlha divulga as Dicas de Gastronomia na véspera do fim de semana.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

Para ver as colunas anteriores, clique aqui

Dica de pizza: Belíssima

Todo mundo adora pizza, mas tem aquelas que são especiais, como a “Belíssima”, que leva mussarela, brócolis, tomate seco salpicado com gorgonzola.

É da Bella Pizza, aquela em frente ao parque de Coqueiros. O sabor um dos destaques do rodízio de pizzas, massas e saladas, que é diferente de outros rodízios, pois é a mesmíssima qualidade dos produtos pedidos a la carte. Todas as massas são feitas no dia.

Rua Sálvio Gonzaga, 17. www.bellapizzarodizio.com.br

Suco Rosa

Se tivéssemos que indicar um suco pra quem pega pesado na academia, a Saladices indica o Suco Rosa. 

Ele se tornou o queridinho na Europa depois que pesquisas das Universidades de Exeter e de Copenhagen concluíram que a bebida potencializa o desempenho em atividades físicas em até 10%, e auxilia a recuperação dos músculos em cerca de 10% também. Além de ser rico em vitamina C e antioxidantes.

Lojinha do Bem ​​

Na última semana falamos do empreendedorismo social da Usina do Hamburguer. Mas é digno de registro a correção: deixamos de citar um sócio, Elimar Oliveira, além de Marcos Ramos e Talissa Pires.

Aproveitamos para completar a informação: desde que a Usina foi reformada abriga a “Lojinha do Bem”, com as camisetas do projeto Cidades Invisíveis, cujas estampas são feitas por crianças carentes beneficiadas pelo projeto.

​O Cidades Invisíveis contou com a parceria da hamburgueria em 2016, do qual, durante 30 dias, foi destinado R$ 1 por hambúrguer ao projeto.

O CI consiste em transformar fotos de crianças – feitas pelo fotógrafo Samuel Schmidt – das comunidades carentes de Florianópolis em arte, impressas em camisetas, que são vendidas e tem sua renda revertida para as famílias das crianças que participam. 

Social

A sócia-proprietária do Outback Florianópolis, Juliana Sales, é parceira a quatro anos de ações solidárias com a ONG Autonomia, que atua na Capital de Santa Catarina. Neste ano foi realizado um Happy Hour Solidário na segunda-feira, dia 17 de abril, no restaurante que fica no piso térreo do Beiramar Shopping, na Rua  Bocaiúva, 2468, no Centro de Florianópolis.

O valor dos 60 convites, que davam direito a degustação dos aperitivos  Bloomin´Onion, Aussie Cheese Fries, Kookaburra Wings e do prato Ribs on the barbie, além de água, refrigerante e chá à vontade, foi repassado para  Andrea Monteiro, diretora e idealizadora da ONG Projeto Autonomia.

“Somos gratos a empresários com o alcance da Juliana Sales que disponibiliza seu tempo para aprofundar e fortalecer os laços deste trabalho.  Essa é uma inclusão verdadeira”, destaca a Andrea, da ONG Autonomia.

Para Juliana Sales ações solidárias como essa demonstram a importância com o próximo e em focar em entidades que realmente fazem algo pela comunidade.

A ONG Autonomia atua em Florianópolis no acolhimento e empoderamento de famílias de autistas e de pessoas com necessidades especiais. 

                Foi criada em 2006, no Rio de Janeiro, pela Professora Andrea Monteiro, e começou suas atividades em Florianópolis em 2009, onde realiza quatro atividades semanais, que acontecem em espaços públicos da cidade ou em espaços cedidos por pessoas ou empresas parceiras da ONG.

Atualmente a ONG Autonomia conta com uma equipe de profissionais, voluntários e estagiários das áreas de Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Arteterapia, Fisioterapia.

ARTIGO

Negócios de gastronomia

Por Ivo Destefanis, empresário (Maestro Gelato e Caffe)- Florianópolis

Ao fim de mais uma temporada, empresários e toda a cadeia produtiva de gastronomia das cidades litorâneas avaliam os três meses considerados “os melhores do ano”, mas que não são assim tão “os melhores” como em outros tempos.

Mas por que isso acontece? Apenas pela notória diminuição do poder aquisitivo do turista? E o consumidor da cidade e do estado, o que os empresários estão fazendo para atraí-lo e fazer com que continue gastando?

 Todo estabelecimento funciona com um grande estrutura. São garçons, cozinheiros, equipe de limpeza, fornecedores, responsáveis pelo caixa e seguranças trabalhando em sincronia, para que os pedidos sejam atendidos dentro do prazo esperado e os clientes saiam satisfeitos.

E, por trás de todos, um bom gerente e um gestor que deve inovar, pensar no futuro, ficar de olho na concorrência e, acima de tudo, “saber ler” as tendências de mercado.

Pra assumir a gestão de um negócio em gastronomia, setor forte em Florianópolis e em todo o litoral, é necessário ter claro o tamanho do desafio que isso representa. Segundo o IBGE, quase metade das empresas que são abertas no Brasil fecha antes de completar três anos. Gerir um estabelecimento desses é um trabalho de extrema responsabilidade e exige que o profissional tenha um perfil muito versátil.

Um estabelecimento, seja restaurante ou uma sorveteria italiana, pode ser resumido como um “fábrica de gentileza”, empatia e satisfação. Os empresários sabem que a cara do seu negócio são os garçons. Exatamente por isso estimulam a qualidade do atendimento, promovendo treinamentos e promoções.

Mais que comer ou beber, quando um grupo de amigos resolve ir a um bar ou a um restaurante, o que eles realmente buscam é desfrutar de um momento prazeroso, pois cada cliente quer ser bem tratado.

Economistas, dos mais otimistas – mas prefiro levar estes em consideração – visionam um segundo semestre com mais dinheiro circulando, a economia girando mais e todos ganhando mais. Para surfar esta onda, vai a dica: prepare-se o melhor que puder, mais que seu concorrente.

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