23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Documentário produzido por aluna da Pós em Saúde Coletiva da UFSC recebe prêmio

spot_img

Documentário produzido por aluna da Pós em Saúde Coletiva da UFSC recebe prêmio

spot_imgspot_img

O documentário “Violência Obstétrica – A Voz das Brasileiras” foi premiado com o primeiro lugar na Mostra Audiovisual do 10º Seminário Internacional Fazendo Gênero – Desafios Atuais dos Feminismos. A premiação ocorreu no dia 20 de setembro, durante a conferência de encerramento do evento, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As informações são da Agecom.

O filme foi produzido em 2012 como atividade do Grupo de Pesquisa CNPq Gênero, Maternidade e Saúde, liderado pela professora Carmen Simone Grilo Diniz (Departamento de Saúde Materno-Infantil, FSP/USP), do qual também participa a aluna Ligia Moreiras Sena, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC, orientada pelo professor Charles Dalcanale Tesser.
Assinam a produção e a edição as alunas Ligia, Bianca Zorzam (USP), Ana Carolina Franzon (USP), Heloísa Salgado (USP), em parceria com a jornalista Kalu Brum e o videomaker Armando Rapchan.

Em 51 minutos, o documentário traz o depoimento de 24 mulheres que sofreram abusos, maus tratos e desrespeito durante o atendimento para o parto e nascimento. Também denunciam imperícias, imprudência e negligência, além de violações à Lei Federal de 2005, que garante a presença de um acompanhante de livre escolha da mulher durante toda a internação em maternidade. Os depoimentos foram gravados pelas mulheres, em suas casas, com celulares, webcam e câmeras digitais. O vídeo está disponível na internet e já foi apresentado em diversos locais do país, sempre seguido de debate com pesquisadores, gestores e profissionais da saúde, movimentos sociais e usuárias da saúde.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img