24.6 C
fpolis
quarta-feira, janeiro 19, 2022
cinesytem

Dupla de músicos catarinenses apresentará concerto didático no Cinema do CIC no dia 20

Dupla de músicos catarinenses apresentará concerto didático no Cinema do CIC no dia 20

spot_img

A segunda edição do ano no projeto Música Didática no Cinema, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio da Diretoria de Difusão Artística, terá a apresentação do Villa Duo, na próxima quarta-feira, 20, às 14h30, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A proposta é apresentar concertos com viés didático e entrada gratuita para o público. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O Villa Duo é formado pelos músicos catarinenses Waleska Sieczkowska (violino) e Anderson Fiorelli (violoncelo). Atualmente radicados na Alemanha, os musicistas possuem vasta experiência internacional e já se apresentaram em algumas das principais salas de concerto do Brasil e da Europa. Desde a sua criação, em 2011, o Villa Duo já realizou diversas apresentações em cidades catarinenses, gaúchas e alemãs.

Sobre os músicos

Walesca Sieczkowska – Bacharel em Música (violino) pela Udesc (2010), a violinista florianopolitana iniciou seus estudos com o professor Jeferson Della Rocca, prosseguindo-os com Oliver Yatsugafu, Leonardo Piermatiri (Udesc), Paulo Bosísio (RJ) e Elisa Fukuda (SP). Aos onze anos, passou a integrar a Camerata Florianópolis, na qual ocupou a cadeira de spalla em 2009 e 2010. À frente da mesma orquestra atuou como solista diversas vezes, apresentando grandes obras do repertório violinístico, como Tzigane de Ravel (2011), Concerto n.2 de Wieniawski (2010) e as Quatro Estações de Vivaldi (2008).

Integrando o naipe dos primeiros violinos, participou de várias gravações de CD/DVD, concertos e turnês tanto no Brasil como no exterior. Em 2008 e 2009, fez parte do programa de intercâmbio da Universidade da Georgia (EUA), onde se aperfeiçoou com o violinista Levon Ambartsumian (Rússia-EUA). Atualmente, reside em Munique e se especializa em violino barroco com o professor Stefano Montanari (Itália) e com a professora Mary Utiger na Hochschule für Musik und Theater München. Realiza concertos em diversas cidades europeias com grupos como a Bayerische Philharmonie (Alemanha), Tonanton (Suiça), Arcomelo (Itália) e Schwetzinger Hofmusik Akademie (Alemanha).

Anderson Fiorelli – O violoncelista catarinense iniciou seus estudos na Escola de Música de Videira (SC) e concluiu sua graduação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Maria Alice Brandão. Em 2009, recebeu o diploma de Concertista da Zürcher Hochschule der Künsteem Zurique (Suíça), onde estudou com Roel Dieltiens. Viveu posteriormente em Milão (Itália), onde se especializou em violoncelo barroco com o professor Gaetano Nasillo. Venceu o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) em 2012 e foi premiado no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (2011) e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba (SP) em 2003. Recebeu bolsas de estudo da Fundação Ernst Widmer (Aarau-Suíça) e do Rahn Kulturfonds (Zurique-Suíça).

Como solista, apresentou-se à frente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Camerata Florianópolis, Filarmônica da EMBAP, Orquestra Filarmônica da UFPR e Orquestra Filarmônica Mahle. Já se apresentou em importantes salas como o BOZAR de Bruxelas (Bélgica), a Tonhalle de Zurique, o Arcimboldi de Milão, a Schubertsaal de Viena (Áustria) e o Teatro Rococó de Schwetzingen (Alemanha). Atualmente reside em Munique (Alemanha) e é mestrando no curso de violoncelo barroco da Hochschule für Musik und Theater-München na classe de Kristinvon der Goltz. Além de ser o primeiro violoncelista da Orchestra Barocca di Monaco, é violoncelista do Arte Piano Trio e do Villa Duo.
 

spot_img
spot_img