18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Economista Enrique Peñalosa abre o Fronteiras do Pensamento nesta segunda-feira

spot_img

Economista Enrique Peñalosa abre o Fronteiras do Pensamento nesta segunda-feira

spot_imgspot_img

Começa nesta segunda-feira, 7, às 20h, no Auditório da FIESC, o Fronteiras do Pensamento. A palestra do dia é com o economista e ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa. O preço por palestra é de R$40 e o passaporte para os três dias custa R$100. Os ingressos podem ser adquiridos pela Blueticket.

Na terça-feira, 8, o palestrante será o psicanalista Contardo Calligaris e no último dia do evento, quarta-feira, 9, a palestra fica por conta do físico Marcelo Gleiser.

O colombiano Enrique Peñalosa abordará o tema “uma cidade mais sustentável”. Como prefeito de Bogotá, entre 1998 e 2001, Peñalosa implantou um sistema de transporte coletivo que hoje é considerado modelo. O ex-prefeito resolveu o problema do trânsito da cidade sem alargar avenidas, mas construindo 350 km de ciclovias e calçadas largas e com a proibição de que os carros estacionassem nas ruas.

A conversa com Peñalosa vem em um momento em que muito se discute o papel do transporte coletivo e da mobilidade urbana no país. Centro das atenções durante as manifestações de julho de 2013, os dois pontos são a especialidades do prefeito que considera o transporte coletivo mais importante que o privado, e segundo o qual carros estacionados na rua seriam um símbolo da falta de democracia e da desigualdade.

Durante seu mandato, Peñalosa desenvolveu grandes projetos como o banco de terras; o distrito dos parques (incluindo a Rede Bogotá de Ciclovias); o distrito de bibliotecas; o Transmilênio (sistema de transporte coletivo), além de construir e reconstruir mais 1.100 parques. Enrique preside atualmente o Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), ONG norte-americana que presta assistência técnica no desenvolvimento de meios de transporte sustentáveis na Ásia, África e Américas. Estudou Economia e História na Duke University, na Carolina do Norte (EUA) e fez Doutorado em Administração Pública na Universidade de Paris II, França. Hoje, atua globalmente defendendo cidades sustentáveis tanto ambientalmente quanto socialmente.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img