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Editora Unisul lança O Vai e Vem do Verso na Saraiva do Iguatemi Florianópolis

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Editora Unisul lança O Vai e Vem do Verso na Saraiva do Iguatemi Florianópolis

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Livro de Nelson Baibich, será lançado no dia 27 de outubro, na Livraria Saraiva

A obra O Vai e Vem do Verso (Editora Unisul), primeiro livro de Nelson Baibich, será lançado no dia 27 de outubro, às 19 horas, na Saraiva Mega Store, do shopping Iguatemi. Profissional de muitas funções, Baibich, fez da sua dissertação de Mestrado em Ciências da Linguagem pela Unisul um livro, que indica aos estudantes e profissionais da área de Comunicação Social e aos amantes da poesia concreta. O autor buscou comparar anúncios publicitários com essa vanguarda da poesia dos anos 50 e 60.

Natural do Rio Grande do Sul, filho de livreiros, logo se interessou pela arte e queria criar. A afinidade por uma poesia que tem forma e a atividade de publicitário despertaram o interessante por essa pesquisa. Mas, segundo ele, a relação já existia, faltava só mostrá-la.

“Começou mesmo com a minha afinidade pela poesia concreta. Eu e um colega fazíamos haicai (poesia que surgiu no Japão, valoriza a objetividade, e é composta por três versos). E até hoje, todo dia no Facebook eu coloco um haicai. Percebi, de certa forma, que publicidade usava muito de poesia. Sempre usou. Isso não é novidade. A novidade era levantar esses dados todos, numa pesquisa bibliográfica, na verdade, que faz a relação entre o anúncio publicitário, os procedimentos técnicos, de criatividade, utilizando recursos da poesia concreta, sem saber. E eu mesmo fiz isso durante 30 anos”, explica o autor.

Nelson Baibich, em suas pesquisas, encontrou um trabalho que analisava o design. Percebendo a proximidade, seguiu nas investigações e se aprofundou na poesia concreta, se surpreendendo com as evidências. “Os poetas concretos romperam, lançaram uma poesia que era proveniente do design, da publicidade, da comunicação. Então isso fez com que eu entrasse nessa questão de fazer um comparativo”, conta Nelson.

Quem faz a apresentação do livro O Vai e Vem do Verso é o publicitário e professor da Unisul Elóy Simões. A contracapa é de Antonio Carlos Santos, que orientou a dissertação e o livro de Nelson Baibich. “O professor Elóy abre o livro fazendo uma coisa que eu adorei: Sou poeta e não sabia. Então eu vejo o lado positivo que consegui: unir publicidade com literatura de forma não preconceituosa, como diz a apresentação dos dois. Um fala como publicitário e outro como doutor em literatura”, conta Nelson.

O autor compreende a existência de preconceito entre as áreas. Mas vai contra, mostra anúncios que a imprensa cria. Para ele, uma coisa está dentro da outra, até na música existe essa poesia, menciona o Tropicalismo e afirma que Arnaldo Antunes também utiliza o recurso hoje.

“A poesia concreta tinha forma, não é só o que ela dizia, mas o que ela mostrava. Eles foram uma vanguarda, quebraram a história do Simbolismo que, visualmente, não interessava, só o significado das palavras no contexto”, conta Nelson.

Apesar de receber o casamento entre a poesia e a publicidade ele tem o cuidado. “Propaganda não é arte, ela bebe na arte, se serve da arte. Por isso que muita gente quer fazer propaganda não estuda outras coisas e acha que não precisa. Tem que estudar Estética, Semiótica, tudo isso, se não você não consegue”, comenta.

Essa é a voz do jornalista por formação, publicitário por atuação, arquiteto frustrado, desenhista por amor, professor por sustento, pai e esposo por prazer e obrigação. Para ele conciliar tudo isso é questão de sobrevivência.

“Sempre trabalhei muito e nunca deixei a arte de lado, aliás, deixei por um período e me arrependi, depois retomei. A publicidade engole a gente. Na agência não tinha horário para nada, pintava final de semana e a bronca era grande em casa. Mas eu não consigo ficar parado”, finaliza.

O tempo está para Baibich como a arte estava para o holandês M.C. Escher, seu principal referencial: se Escher não deixava espaços sobrando nas suas criações, Baibich não deixa tempo sobrando na vida. A aposentadoria para ele seria para organizar melhor o tempo para criar, e não para descansar. É assim que o autor vive e pensa.

Serviço
O que: lançamento do livro O vai e vem do verso, de Nelson Baibich
Quando: 27 de outubro
Hora: 19 horas
Onde: Livraria Saraiva do shopping Iguatemi
Quem: Editora Unisul

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