18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Educandário Imaculada Conceição será homenageado em Sessão Especial

spot_img

Educandário Imaculada Conceição será homenageado em Sessão Especial

spot_imgspot_img

A Câmara Municipal de Florianópolis, através de requerimento subscrito pelo vereador César Faria (DEM), realizará no dia 02 de março de 2009, às 19h, no Plenário do Centro Legislativo, Sessão Especial que homenageará o cinquentenário do Educandário Imaculada Conceição dedicados ao trabalho pedagógico, comemorado no último dia 15 de fevereiro.

O Educandário Imaculada Conceição é uma escola confessional Católica da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que tem como fundadora Santa Paulina. Tem como objetivo geral oportunizar ao educando a construção do crescimento, participando das decisões no processo de aprendizagem, desenvolvendo valores de justiça, solidariedade, responsabilidade, diálogo e respeito. Segundo a Irmã Sueli Terezinha Gambeta, diretora do estabelecimento há um ano, sendo 14 anos integrante da Congregação, o colégio possui 1.030 alunos desde a educação infantil ao terceirão.

O educandário tem como lema: “Educação: Serviço à Vida” que busca a formação dos educandos no compromisso e na cooperação dentro dos valores humano-cristãos.

História

Situado a Rua São Francisco, 148, no Centro de Florianópolis, o educandário é dirigido pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e com uma estreita relação com a obra de Amábile Lúcia – Santa Paulina. Segundo registros, em julho de 1942, Santa Paulina abençoa as irmãs Querubina, Vicência, Joana e Maria Zélia para que iniciem uma comunidade da congregação. Em 1949 abrem um pensionato para moças e, posteriormente, em 1956 ampliam criando um curso de alfabetização de adultos. Em 15 de fevereiro de 1959, inovando e atendendo as solicitações da população, iniciam uma escola mista, dando início ao Educandário Imaculada Conceição.

Em 1965 iniciou-se a construção do prédio novo com salas de aula para a instalação do Curso Primário e o Curso Ginasial, salas ambiente, setores administrativos, quadra esportiva e biblioteca. A construção foi coordenada pelas irmãs Maria Luiza Bortolon que estará presente na Sessão que homenageará o Educandário e in memorium – Maria Célia (Áurea Batisti Archer), Maria Teresinha (Cecília Paloschi), Stella Maris (Maria José do Amara Teixeira), Delfina (Francesca Conti).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img