18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Em cinco meses, assistência social encaminhou 165 moradores de rua para atendimento

spot_img

Em cinco meses, assistência social encaminhou 165 moradores de rua para atendimento

spot_imgspot_img

Até o fim de maio deste ano, as equipes do serviço de Abordagem Social da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis encaminharam 165 pessoas em situação de rua para receberem atendimentos social, psicológico e de saúde. O número representa 97% de todos os encaminhamentos de 2014 – de 170 pessoas.

O resultado é fruto da intensificação do número de abordagens – 389 – no mesmo período. O número representa 41% do total de abordagens realizadas em 2014 – de 946.

Em agosto deste ano, o primeiro Albergue Municipal de Florianópolis completa um ano de funcionamento e, em abril, o local atingiu a marca histórica de 1 mil atendimentos. No Centro, o Albergue Municipal possui uma estrutura para receber 50 pessoas por dia, sendo 44 vagas para homens e seis para mulheres, com direito a leito, alimentação e higiene. Nem todos os leitos são ocupados e ainda existem vagas para mais moradores de rua. Junto ao Albergue, existe a Casa de Acolhimento, que oferece mais 30 vagas.

No total, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferece mais de 150 vagas de atendimento em albergues e casas de apoio ao redor da cidade. Homens e mulheres são atendidos e ganham uma nova oportunidade de vida, buscando a ressocialização.

Continente

Em conjunto com a Secretaria do Continente, abordagens de rua também estão sendo realizadas semanalmente na parte continental da cidade. Com roteiro definido pelas secretarias, as equipes saem a campo em busca de resgatar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Os locais escolhidos pelos moradores de rua são quase sempre os mesmos: praças, viadutos, passarelas e casas abandonadas.

Verão

A assistente social salientou também que a Operação Verão, que aconteceu de janeiro a março deste ano, foi uma importante ação na cidade. “A equipe da Assistência Social montou uma base em Canasvieiras para atender ao Norte da Ilha. Psicólogos, educadores e assistentes sociais prestaram atendimentos aos moradores de rua três vezes por semana e realizaram diversos encaminhamentos para os serviços sociais e de saúde.” 

Para entrar em contato com a equipe da Abordagem Social ou solicitar encaminhamento, basta ligar para os telefones 0800 643 1407, 9957-2147 ou 3223-0824.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img