23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Em parceria com FIESC, Fapesc e Sebrae, Cocreation Lab abre pré-incubadora no Sul da Ilha

spot_img

Em parceria com FIESC, Fapesc e Sebrae, Cocreation Lab abre pré-incubadora no Sul da Ilha

spot_imgspot_img

Ao todo, já são 19 espaços Santa Catarina e em breve o primeiro fora do Estado

Pré-incubadora de ideias nascida dentro do laboratório de design da UFSC, o Cocreation Lab segue ganhando novos parceiros e expandindo a metodologia para outras cidades catarinenses e até para fora do Estado. Na última terça-feira (10) à noite, foi a vez de dar as boas vindas aos cocreators do Sul da Ilha, com a inauguração de um espaço no Campeche, junto ao antigo Centro de Eventos e Lazer da FIESC.

Serão cinco meses de mentorias, palestras, workshops e muito networking num espaço que tem tudo para virar um hub de inovação com foco na economia criativa, aproveitando a vocação da região. “Este espaço estava passando por um momento de transição e, junto com a Fapesc, outra parceira importante, identificamos aqui um ambiente propício para criatividade. Temos certeza que daqui sairão muitos negócios inovadores”, disse o Diretor de Inovação da FIESC, José Eduardo Fiates.

O Cocreation Lab Campeche integra o Projeto NaSCer, da Fapesc, que encampou a ideia de levar espaços que estimulam a transformação de ideias em negócios para todo o Estado. Além de Florianópolis, o NaSCer criou pré-incubadoras em Brusque, Joinville, Blumenau, Criciúma, Tubarão, Videira, São Bento do Sul, Rio do Sul, Lages, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Itajaí, Chapecó e Caçador.

“Mais importante que criar um negócio de sucesso, é criar uma rede onde todos pensam de forma inovadora e essa é a proposta do Programa Nascer, por isso ele foi pensado para alcançar todas as regiões de Santa Catarina” conta o Gerente de Tecnologia e Inovação na Fapesc, Jefferson Fonseca.

Idealizador do projeto, o professor Luiz Salomão Ribas Gomez recebeu os novos cocreators e anunciou para breve a abertura de novas pré-incubadoras. Por enquanto são 19, pois além das 15 do projeto NaSCer, tem mais duas em Florianópolis (uma no Centro da cidade e outra em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa, exclusiva para projetos de comunicação), uma em São José e uma em Criciúma em parceria com a SATC.

Nesta semana, saiu o Edital que aprova a abertura dos primeiros laboratórios fora de Santa Catarina – serão quatro Cocreation Labs só em Brasília. E Salomão conta que tem sido procurado por lideranças de vários estados do Brasil para implementação do projeto. A razão do sucesso deste modelo, diz o professor, “é propor uma solução para uma dor antiga, que é a necessidade de amadurecer melhor as ideias antes de ir para o mercado”, disse.

(Conheça os projetos que farão parte do Cocreation Lab Campeche e das outras cidades)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img