20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Ensaio Geral das escolas de samba começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Ensaio Geral das escolas de samba começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento faz parte do calendário do Carnaval da Magia 2009.

O Ensaio Geral das escolas de samba de Florianópolis começam nesta sexta-feira, na Praça XV de Novembro. O ensaio faz parte do calendário do Carnaval da Magia 2009, promovido pela prefeitura da Capital, que prevê a realização de 18 eventos para alegrar os foliões.

Entre as atrações, a agenda inclui ensaios com as escolas de samba, desfile de blocos de sujo pelas ruas do centro da cidade, baile público, concurso de músicas carnavalescas, e o disputado concurso Pop Gay, que prestigia a comunidade homossexual, elegendo as figuras mais bonitas e caricatas do Carnaval.

Com uma nova estrutura, a Passarela Nego Quirido também vai oferecer ao público o espetáculo dos blocos de enredo, grandes sociedades e escolas de samba, reunindo quase 20 mil componentes.

Carnaval da Magia 2009 em Florianópolis
Ensaio Geral das escolas de samba
Na Praça 15 de Novembro, Centro, das 21h às 23h
23/01, sexta-feira – União da Ilha da Magia
27/01, terça-feira – Unidos da Coloninha
30/01, sexta-feira – Protegidos da Princesa
02/02, segunda-feira – Consulado
06/02, sexta-feira – Copa Lord

Festa do Berbigão do Boca
Dia 13/02, sexta-feira, no Mercado Público, ao meio-dia
Como é tradição, a abertura oficial do Carnaval de Florianópolis acontece com a 16ª edição da festa do Berbigão do Boca. A confraternização, regada a cerveja, batucada e o fruto do mar que dá nome ao evento, vai animar a região do Mercado Público e Largo da Alfândega, colocando moradores e turistas no ritmo da folia.

Concurso Rainha do Carnaval 2009
Dia 13/02, sexta-feira, na Praça Tancredo Neves, às 20h
Florianópolis vai conhecer a Rainha do Carnaval 2009. Além de contar com a beleza das representantes de blocos, escolas de samba e outras agremiações, o evento terá a presença do Rei Momo Hernani Hulk, comemorando o seu 23º ano de reinado, que recebe a chave da cidade.

Concurso de Músicas de Carnaval
Dias 17, 18 e 19, no Vão Central do Mercado Público, às 20h
Evento que valoriza a criatividade dos artistas locais e resgata uma promoção que por muitas décadas revelou talentos musicais da cidade. O Concurso de Músicas de Carnaval está aberto a compositores que tenham um trabalho inédito nos estilos marcha ou marcha-rancho e terá eliminatórias na terça e quarta-feira, dias 17 e 18. A final será realizada na quinta-feira, 19, com a apresentação dos vencedores.

Carnaval de Rua
Dia 19, quinta-feira, no Centro, às 14h
O baixo astral na capital catarinense será sepultado no Enterro da Tristeza, evento organizado pelo bloco SOS, da Associação de Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina (AFESSC). A concentração do bloco acontecerá na sede da associação, à Rua General Vieira da Rosa, 22, Centro. Após um aquecimento com cerveja, batida de limão, churrasco e batucada, na sede do bloco, o cortejo fúnebre seguirá pelas ruas do centro histórico da Capital, desembocando no Largo da Alfândega. Atrás do SOS irão os foliões, festejando a alegria do Carnaval.

Baile Público de Carnaval
Dias 20, 21, 22, 23 e 24, no Largo da Alfândega, das 18h às 2h
O público poderá se divertir ao som de vários ritmos, entre eles, axé music, reggae, pagode e samba.

Blocos de Sujo
Dia 21, sábado, na Praça 15 de Novembro, às 15h
A criatividade e bom humor irão marcar o desfile dos blocos de sujo em torno da Praça 15 de Novembro, durante toda a tarde e noite. A brincadeira, que envolve homens travestidos, diverte moradores e turistas. Pela área central vão desfilar personagens tradicionais como viúvas, bailarinas, freiras, enfermeiras, além de figuras caricatas do cenário mundial e blocos com nomes sugestivos como Batuqueiros do Limão, Sou + Eu, Barbies SaFadas, Lic Gay e Lira.

Desfile Oficial das Escolas de Samba de Florianópolis
Dia 21, sábado, Passarela Nego Quirido, 21h15min
A partir das 20h, antes das cinco agremiações desfilar, os idosos da escola de samba Amor à Terceira Idade vão dar um show de vitalidade. A programação ainda prevê a apresentação ao público da Corte de Momo de 2009, abrindo o espetáculo das escolas de samba da Capital que deve reunir quase 15 mil componentes.

A primeira agremiação a desfilar é a estreante União da Ilha da Magia, da Lagoa da Conceição, mostrando o enredo “União da Ilha Honrosamente Apresenta: A Lagoa dos meus Sonhos”, de autoria de Alcides Tadeu da Silva Júnior.

Em seguida, a Unidos da Coloninha levará para a passarela o tema assinado por José Alfredo Beirão Filho, “2.785, A Insólita Viagem do Navegador Francês Jean François de Lapèrouse à Ilha de Santa Catarina”.

A terceira escola de samba a pisar na passarela será a Protegidos da Princesa, com o enredo “Beto Carrero, o Herói Cavaleiro do Brasil: Uma Arquitetura da Alegria!”, assinado pela pesquisadora Carmem Fossari.

Vice-campeã do carnaval, a Consulado pretende apresentar o enredo “Com a Força da Raça! Macunaíma é Quilombola em Santa Catarina”, de autoria de Raphael Soares e Caê Martins.

Já a campeã Copa Lord, última a entrar na avenida, vai levar para a Nego Quirido o enredo “Canopus _ A Estrela de Alexandria brilhando por Santa Catarina”, escrito por Edu Aguiar e Paulo Baltazar da Rosa.

A apuração do desfile das escolas de samba e dos blocos organizados acontece dia 23, segunda-feira, no sambódromo, a partir das 15 horas. As agremiações retornam à passarela no dia 24, terça-feira, às 21 horas, para o desfile das campeãs. A novidade em 2009 é que além do bloco vencedor do domingo, abrindo a programação, o desfile terá a participação de três escolas de samba, e não apenas duas como nos anos anteriores.

Desfile dos blocos carnavalescos e das Grandes Sociedades
Dia 22, domingo, na Passarela Nego Quirido, às 19h
Pela primeira vez a escola de samba mirim Mensageiros da Alegria vai abrir o evento. A promoção é aberta ao público.

Baile de Carnaval da Terceira Idade
Dia 22, domingo, no Clube 12 de Agosto, 14h
O evento tem entrada franca para pessoas acima de 60 anos que podem participar também dos concursos de fantasia ou ainda disputar o título de folião mais animado.

Pop Gay
Dia 23, segunda-feira, na Praça Tancredo Neves, das 21h às 3h
A passarela montada na Praça Tancredo Neves vai abrigar pela primeira vez o mais democrático e irreverente evento do Carnaval da cidade. O novo point da diversidade vai abrigar uma grande festa para comemorar com alegria e segurança os 16 anos do Concurso Pop Gay. O evento terá muitas surpresas e uma atração nacional para dar brilho às escolhas das misses Drag Queen e Beauty Queen.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img