23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Entenda Como a VPN Ajuda em Sua Segurança Online

spot_img

Entenda Como a VPN Ajuda em Sua Segurança Online

spot_imgspot_img

Qualquer tecnologia que ajude na proteção dos dados dos usuários deve sempre ser muito bem-vinda por quem usa a internet. E é nesse cenário que entra em cena a Virtual Private Network (VPN). Essa rede intermediária de dados oferece proteção adicional para quem navega na internet.

Ao baixar o VPN em sites confiáveis como https://surfshark.com/pt-br/download você tem a possibilidade de acessar diversos portais de notícias, redes sociais, streamings, entre outros serviços, de uma maneira muito mais segura do que usando a navegabilidade tradicional. Em suma, a VPN é a melhor aliada de quem deseja ter mais segurança na internet.

A tecnologia por trás da VPN funciona com base na alteração dos dados de quem está navegando para quem está recebendo as informações. Os dados não são alterados na fonte, mas sim para quem recebe os dados dos visitantes. Além de proteger contra ataques de terceiros, a VPN também tem outras funções importantíssimas para navegar em segurança.

VPN é aliada importante de quem navega em redes públicas

Um dos pontos mais importantes para o uso da VPN é que ela é importante tanto para quem navega em redes públicas quanto para quem usa redes privadas. Afinal, ambas as redes estão sujeitas a ataques de terceiros. Por isso, qualquer tipo de proteção permite que o usuário navegue sem enfrentar maiores problemas com os seus dados.

No caso das redes públicas, a segurança da VPN é ainda mais importante. Seja para procurar oportunidades de trabalho ou simplesmente acessar redes sociais, ao usar a VPN em uma rede pública o usuário acaba compartilhando os seus dados em uma rede aberta, bem como compartilhar informações sobre o tráfego que ele deixa ao navegar.

Caso um especialista em segurança digital resolva entrar na rede pública e acessar os dados de quem navega nela, ele tem muito mais possibilidade de conseguir alcançar esse objetivo em uma rede pública do que em uma internet privada. De forma resumida, a rede pública é mais “aberta” a todos.

A ausência de uma senha para que o usuário consiga entrar e navegar permite que qualquer pessoa acesse essa rede. Os dados de todas as pessoas que estão navegando ficarão na própria rede, e poderão ser acessados por quem controla ela considerando os limites legais dessa prática.

Entretanto, caso pessoas má intencionadas querem acessar as informações de usuários que estão navegando na internet, tudo ficará mais complicado para quem navegou e deixou os seus dados. Por isso, a VPN acaba evitando que os dados sejam facilmente acessíveis, já que eles serão criptografados. Mas essa vantagem não é exclusiva para redes públicas.

Redes privadas também exigem proteção

Apesar de uma rede privada ter segurança adicional para impedir que pessoas acessem os seus dados, nem sempre elas são definitivamente seguras. Da mesma forma que um indivíduo mal intencionado deseja acessar os dados de quem navega em redes públicas, ele também pode buscar acessar dados de redes privadas.

Para isso, ele teria que romper a barreira inicial de segurança. De certa maneira, essa não é uma tarefa fácil para quem deseja quebrar a segurança de uma rede privada. Por outro lado, ela é facilmente obtida caso o indivíduo tenha a senha de acesso, a qual foi compartilhada por alguém que tem esse dado da rede em questão.

Por exemplo, no trabalho, é comum que as pessoas usem a rede do trabalho para os seus dispositivos pessoais, como celulares e tablets. Isso, por sua vez, faz com que elas tenham acesso a chave de segurança da rede. Portanto, quando alguém solicitar que seja compartilhada essa chave, elas podem compartilhar sem más intenções.

Entretanto, o indivíduo mal intencionado pode acessar a rede e tentar hackear dispositivos que estão conectados a ela. Com a VPN, no entanto, isso será muito menos provável. Afinal, as informações de quem navega estarão protegidas com criptografia avançada. Bem como protocolos de segurança avançados garantirão ainda mais proteção para os dados dos usuários.

VPN deve ser usada em celulares e computadores

A VPN deve ser usada tanto em dispositivos móveis quanto em computadores. Afinal, todos os tipos de dispositivos precisam estar protegidos contra ataques de terceiros. A ideia é permitir que o usuário se sinta seguro independentemente do tipo de dispositivo que ele usa para se conectar.

Uma vez instalada uma VPN segura, o usuário poderá navegar com muito mais tranquilidade e se sentir em segurança para compartilhar as suas informações com a rede em questão. Afinal, elas estão mascaradas e são mais difíceis de acessar quando comparadas com quem não usa a VPN.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img