16.5 C
fpolis
sexta-feira, outubro 22, 2021
cinesytem

ERRO Grupo encena ‘Formas de Brincar’ nesta quarta-feira no Centro de Florianópolis

spot_img

ERRO Grupo encena ‘Formas de Brincar’ nesta quarta-feira no Centro de Florianópolis

spot_img

O projeto "Insistência: Atividades de Fomento Local e Manutenção", do ERRO Grupo, de Florianópolis, entra na reta final com a apresentação de mais um trabalho do repertório recente do coletivo de teatro de rua, performance e intervenção urbana. Trata-se de "Formas de Brincar", que teve estreia em 2010, e que será encenado nesta quarta-feira, 1º, ao meio-dia, na esquina da Rua Felipe Schmidt com a Rua Trajano, no Centro da Capital. O grupo se apresenta ainda na quinta e sexta-feira.

Como transformar a brincadeira popular das Cinco Marias em uma narrativa dramatúrgica onde o corpo passa a ser o elemento lúdico para contar uma história? Foi a partir deste questionamento que o ERRO Grupo desenvolveu este trabalho, onde explora o jogo na dramaturgia.

"Formas de Brincar" é a continuidade de um dos focos de pesquisa do grupo – a intersecção da arte ao cotidiano, pensada por meio dos jogos que permeiam o ambiente urbano em forma de teatro de rua, intervenção urbana e performance. O último expoente dessa pesquisa do grupo após "Formas de Brincar" foi a obra "HASARD", de 2012.

Nas apresentações, o grupo (três atrizes e dois performers) experimenta diversas reações ao jogo que propõe em plena rua. As ações das atrizes, que em um primeiro momento podem causar estranhamento, logo são assimiladas pelo público que participa ativamente d a peça de rua e atua como agente da ação dos performers.

Como os questionamentos da obra tratam da objetificação estética e disciplinadora do corpo humano, explorando a rua como campo de um jogo específico influenciado por uma série de outros jogos populares, Formas de Brincar incita a participação direta dos outros corpos presentes que, por consequência, também se transformam em peças do mesmo jogo.

A performance tem concepção e dramaturgia de Luana Raiter e Pedro Bennaton (que também assina a direção), com a participação das atrizes Sarah Ferreira, Luana Raiter e Paula Felitto e dos performers Wellington Bauer e Luiz Henrique Cudo.

spot_img
spot_img