15.6 C
fpolis
quinta-feira, maio 16, 2024
Cinesystem

Escola Livre de Música abre o segundo semestre com show gratuito nesta quarta-feira

spot_img

Escola Livre de Música abre o segundo semestre com show gratuito nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

A Escola Livre de Música (ELM) de Florianópolis abre as atividades do segundo semestre letivo nesta quarta-feira, 6, com o show “Soprando Baixo”, que reúne o saxofonista Gledison Zabote e o contrabaixista Arnou de Melo. O duo se apresentam, às 17h30, no auditório da ELM / núcleo do Centro, na rua Alves de Brito, 334, com entrada franca ao público. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Em turnê por Santa Catarina e Paraná, divulgando o CD “Soprando Baixo”, primeiro trabalho autoral, Zabote e Melo pretendem compartilhar as experiências e descobertas sonoras obtidas desde 2010, quando criaram a formação instrumental pouco convencional, unindo saxofone e contrabaixo. Além do espetáculo, a parceria inusitada será também tema de algumas aulas na Escola Livre de Música.

Com projeto executado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a Escola livre de Música atende atualmente cerca de 400 alunos na faixa etária de 6 a 80 anos em cursos de musicalização e de instrumentos realizados no Centro e também no núcleo do Campeche, que funciona junto à Fundação Cultural Simpozio.

Patrocinado pela Tractebel Energia, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), a Escola Livre de Música visa à formação de músicos e criação de orquestras, bandas e grupos eruditos e populares, fomentando o desenvolvimento do mercado musical em Florianópolis. O projeto incentiva o gosto pela música erudita e popular, despertando competências, habilidades e senso estético na área musical.

Soprando Baixo

Espetáculo intimista, o show Soprando Baixo instiga o espectador-ouvinte a imaginar o contexto harmônico e rítmico na sonoridade que resulta da combinação instrumental incomum do saxofone com o contrabaixo. Usando o jazz como linguagem de improvisação, Arnou de Melo e Gledison Zabote interpretam e recriam histórias, utilizando-se do trabalho autoral e da energia da música instrumental.

No repertório, o duo apresenta composições próprias e obras de outros músicos, como o pianista Rafael dos Santos e o baixista argentino Marcos Archetti. O show Soprando Baixo já foi realizado em Joinville, Timbó e Itajaí, em Santa Catarina. Além de Florianópolis, os músicos se apresentam ainda em Curitiba (5/08) e Joinville (8/08), onde encerram a turnê, com gravação ao vivo no Teatro do Sesc.

Arnou de Melo é músico contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo BIT – Bass Institute of Technology do MI – Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, recebeu o prêmio de “Outstanding Student of the Year”. Melo começou a carreira profissional aos 17 anos em bandas de baile, como a 4ª Redenção, grupo de projeção no sul do país nos anos 1980.

Com quatro décadas de atuação no Brasil e Estados Unidos, o músico já tocou com nomes como Luiz Meira, Cláudio Infante, Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Cuca Teixeira, Jorginho do Trompete, Toninho Horta, Lupa Santiago, Carlos Ezequiel, Guinha Ramirez, Alessandro Kramer, Robertinho Silva, Téo Lima e outros grandes nomes da música brasileira. Em 2009 gravou o primeiro CD solo "Fantasia" com composições e arranjos próprios.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img