21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Estado define plano de ação para implantar a Rede de Urgência e Emergência em todo o Estado

spot_img

Estado define plano de ação para implantar a Rede de Urgência e Emergência em todo o Estado

spot_imgspot_img

A Assessoria de Imprensa do Governo do Estado informou que técnicos da Secretaria de Estado da Saúde iniciaram nesta segunda-feira, 20, em Criciúma, a apresentação dos planos de ação para implantar a Rede de Urgência e Emergência nas macrorregiões do Extremo-Oeste, Meio-Oeste, Serra Catarinense, Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí e Sul.

Estado, Municípios, Ministério da Saúde (MS) e prestadores de serviços participarão dos encontros que iniciam hoje e vão até o dia 28 de maio. Cada região apresentará ao Ministério da Saúde o plano de como pretende implantar a Rede de Urgência e Emergência, ou seja, a estrutura que já tem e o que busca melhorar.

Em Santa Catarina, as Redes da Região Metropolitana de Florianópolis, do Planalto Norte e Nordeste já receberam recursos do Ministério da Saúde. Para a da Grande Florianópolis foram destinados R$ 59.050.336,88. Os recursos serão investidos na melhoria das UTIs e emergências das unidades de saúde. A perspectiva da Secretaria de Estado da Saúde é que cada macrorregião receba um recurso similar ao da Grande Florianópolis.

O que é a Rede de Atenção à Urgência e Emergência?
As redes de atenção de cada macrorregião têm o objetivo de potencializar a organização do setor de urgência qualificando o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos do MS serão investidos nos componentes da rede que atendem urgências e emergências das macrorregionais.
Desta forma, o Estado e os municípios poderão melhorar a manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), qualificar e implantar novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), solucionando os problemas dos usuários sem a necessidade de ingresso nas emergências hospitalares. Salas de estabilização, leitos para retaguarda clínica e de longa permanência, e novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também serão beneficiados.
A rede também qualificará o atendimento a Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ao atendimento cardiovascular, principalmente ao atendimento ao Infarto Agudo do Miocárdio.

Cronograma das reuniões:
20/05 – Macrorregião Sul: Reunião em Criciúma
22/05 – Macrorregião Oeste: Reunião em Chapecó
23/05 – Macrorregião Meio-Oeste: Reunião em Joaçaba
24/05 – Macrorregião Serra Catarinense: Reunião em Lages
27/05 – Macrorregião Foz do Itajaí: Reunião em Itajaí
28/05 – Macrorregião Vale do Itajaí: Reunião em Blumenau

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img