21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Estudante da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis defende projeto em Brasília

spot_img

Estudante da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis defende projeto em Brasília

spot_imgspot_img

O aluno Luis Gabriel Motta Rodrigues, da 8ª série, da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul, irá para Brasília representar Santa Catarina na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá de 23 a 28 de novembro. O estudante apresentará o projeto Espiral de Macrófitas, que são vegetais que habitam brejos e fazem controle de poluição. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis. 

O menino, de 14 anos, sonha em seguir a área de edificações sustentáveis. Dedica três manhãs da semana para percorrer o bairro, junto com a professora de ciências, Nanci Rosa, ensinando como funciona a espiral de macrófitas e incentivando os moradores a também tratarem a água imprópria.

Luis é um dos 26 classificados da etapa estadual, que contou com a participação de 125 estudantes. O evento encerra nesta quarta-feira (23), no auditório do Morro das Pedras Praia Hotel.

Construindo formas de preservar a natureza

Na Capital federal, em meio à cerca de 700 delegados, o aluno explicará como funciona a estrutura, que limpará naturalmente a água na escola, devolvendo-a sem impurezas ao solo e contribuindo para a preservação da Natureza. A iniciativa busca alternativas de saneamento ambiental, construindo um sistema que trate águas cinza, geradas a partir de processo de lavar louças, roupas, tomar banho e de caixas de gordura.

Pelo método, será construído no solo uma estrutura em vértice que pode ser de pedra, tijolos e cimento. Dentro deste espaço, serão plantadas as macrófitas, que irão purificar a água que passará pela estrutura. A escola também oferecerá à comunidade um minicurso em parceria com o Instituto Carakura, organização não governamental ambientalista, para que a população aprenda a fazer o tratamento de água em suas residências.

Com o tema “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, CNIJMA, pretende fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino.

Para chegar a Brasília os estudantes, debateram o tema nas escolas e apresentaram seus projetos nos níveis regional e estadual. Os melhores foram selecionados para a etapa nacional.

Em Brasília, os delegados irão aprofundar o assunto, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img