12.4 C
fpolis
sábado, maio 21, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Expectativa de gasto médio para o Dia dos Namorados cai 7,4% em SC

spot_img

Expectativa de gasto médio para o Dia dos Namorados cai 7,4% em SC

spot_imgspot_img

A Fecomércio SC e a FCDL/SC realizaram, entre os dias 13 e 16 de maio, uma pesquisa com 2.099 pessoas em sete dos principais municípios catarinenses (Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí), para identificar a intenção de compras do consumidor para o Dia dos Namorados, uma das mais fortes datas do comércio. A expectativa de gasto médio ficou em R$ 172,87, resultado nominal ligeiramente superior ao do ano passado (R$ 171,70), mas, descontada a inflação do período (8,17%), uma intenção de gasto -7,4% inferior à do levantamento de 2014.

A maioria dos entrevistados (57,9%) é do sexo feminino e tem entre 18 e 25 anos (39,1%), com ensino médio completo (45,7%), trabalhando com carteira assinada (59,8%) e renda media entre R$ 1.510,00 a R$ 4.007,00 (45,3%).

A opção à vista em dinheiro foi a mais lembrada (71,2%) pelos catarinenses na hora do pagamento das compras, sendo seguida pela compra parcelada no cartão de crédito (10,1%) e pela compra à vista no cartão de crédito (7,5%). Entre os aspectos mais valorizados pelos consumidores ao adquirirem seus presentes estão o preço (33%), o atendimento (26%) e as promoções (22%), e 65,6% dos entrevistados disseram que vão realizar pesquisa de preço para o Dia dos Namorados. Quanto ao local de compra dos produtos, o comércio de rua vai ser a opção da maioria dos catarinenses (64,4%), seguido pelo shopping (28,4%) e pela internet (3,6%).

Presentes

Quanto aos presentes, produtos relacionados ao setor de vestuário (45,5%), seguido pelo setor de perfume/cosméticos (17,2%) e pelos calçados/bolsas (10,4%) têm a preferência do consumidor catarinense. Como o Dia dos Namorados também movimenta o setor de serviços, a pesquisa apontou que 36,3% dos catarinenses disseram que irão almoçar ou jantar em um restaurante na data. A escolha do lugar pelo namorado(a) é apontada por 18,4% dos entrevistados, seguida pela opção de local romântico (14,6%) e pelo melhor atendimento (8,1%).

spot_img