16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Exposição de armaduras, armas e guerreiros medievais pode ser visitada gratuitamente no Palácio Cruz e Sousa

spot_img

Exposição de armaduras, armas e guerreiros medievais pode ser visitada gratuitamente no Palácio Cruz e Sousa

spot_imgspot_img

As memórias medievais, recriadas em uma exposição no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis, dão uma ideia do papel dos cavaleiros, das roupas e equipamentos utilizados por eles e desta época, situada entre os séculos V e XV. Montada pelo Sistema de Combate de Artes Marciais Medievais (SCAM), do Núcleo de Estudos Medievais do curso de História da Universidade Federal de santa Catarina (UFSC), a exposição permanece até o dia 31 de agosto, com apresentação de lutas nas tardes de quinta-feira. A entrada é gratuita. As informações são da Agência Alesc. 

O organizador da exposição, Anderson Tsukiyama, explica que a ideia do projeto é, basicamente, trazer para a vida real coisas que só se poderia ver em filmes.

Inserido em projetos do departamento de História da UFSC, o SCAM produz desde 2002 armas, armaduras e equipamentos usados por guerreiros de diferentes épocas da história, principalmente da Idade Média, e que são utilizados para o treinamento dos praticantes do grupo. As oficinas de lutas, fabricação de equipamentos e grupos de pesquisa estão abertos ao público.

O acervo da exposição é inteiramente fabricado pelo SCAM e inclui réplicas de peças usadas pelos cruzados, pelos vikings, por samurais e legionários, e também por arqueiros de diferentes culturas.

Programação

Durante os dias da exposição, serão realizadas nos jardins do Palácio Cruz e Sousa demonstrações de tiro com arco e de combates medievais com armaduras, além da mostra do funcionamento de uma forja medieval, quando os visitantes poderão ver as armaduras e armas sendo produzidas ao vivo. A programação inclui ainda oficinas de tiro com arco e de fabricação de armaduras, que terão inscrições gratuitas com vagas limitadas. Estão previstas ainda palestras sobre referências históricas na criação de mundos de fantasia e estudo de brasões e escudos históricos.

Palestra

Heráldica: Arte e História dos Brasões Medievais
Ministrante: Professor Jefferson Seide Molléri
Sobre: as Heráldicas são os embriões das bandeiras que utilizamos hoje em dia. Mas antes de representarem um país (ou time de futebol), eles eram o símbolo de um clã ou de uma região. A palestra pretende abordar a evolução destes símbolos e as curiosidades que os acompanham.
Quando: 23 de agosto
Hora: das 10h30 às 12h
Local: Auditório do Museu

Oficinas

Tiro com Arco Medieval
Quando: sempre às quartas-feiras
Horários: Dia 20 de agosto às 16h. Dia 27 de agosto às 14h e às 16h.
Sobre: os participantes aprenderão o manuseio de arcos históricos e como funcionam os disparos instintivos. Haverá um local preparado especialmente para a atividade de forma a manter a segurança da prática.
Local: Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Público: aberto à comunidade (idade mínima 12 anos).
Inscrição on-line

Demonstração de Lutas com armaduras
Quando: sempre às quintas-feiras (de 7 a 28 de agosto), às 16h
Sobre: os visitantes poderão ver lutadores combatendo com espadas, machados e escudos utilizando armaduras medievais funcionais.
Local: Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Público: aberto à comunidade.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img