Florianópolis, 18 de julho de 2024

Exposição itinerante Mario Covas tem início na Capital catarinense

spot_img

Compartilhe

Florianópolis abre o ano de 2009 da exposição itinerante “Mario Covas – A ação conforme a pregação”, que ficará exposta no hall da Assembleia Legislativa de 27 a 30 de abril. Os 35 painéis fotográficos em preto e branco retratam um pouco da trajetória política de um dos mais destacados homens públicos do país. Autoridades, parlamentares e interessados acompanharam a abertura oficial que aconteceu no fim da manhã desta segunda-feira (27).

A mostra foi criada em 2001 para ser exposta na sede da Fundação Mario Covas, em São Paulo, mas, com o passar dos anos, houve a necessidade de torná-la itinerante. O objetivo era atingir um número maior de pessoas, dando a oportunidade de conhecer a maneira como o ex-governador paulista lidava com a vida pública. Desde 2007, 13 cidades brasileiras já acolheram a exposição, entre elas Porto Alegre (RS), em novembro do ano passado.

Conforme Odair Campos, o coordenador do evento, Mario Covas continua vivo na memória das pessoas. Segundo ele, o título da exposição traduz a essência da vida do político. “A ação dele dependia da sua pregação, do que pensava, do que queria.”

Pronunciamentos enalteceram a trajetória política de Mario Covas e fatos históricos, como a época da ditadura, a campanha pelas eleições diretas para presidente da República, a Assembleia Nacional Constituinte e os anos de governo que revolucionaram a prefeitura de São Paulo, também foram lembrados.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), é um privilégio receber a exposição que traz um pedaço do legado de Covas. Segundo ele, um homem que “é fonte de inspiração e um exemplo a ser seguido”. O representante da Fundação Mario Covas, Edson Tomaz de Lima, falou da satisfação de ter vivido ao lado do político, que era “sinônimo de ética, transparência e tinha impecável conduta na hora de fazer política”.

O presidente de honra do PSDB catarinense, Dalírio Beber, também falou da “incansável luta de Mario Covas pela ética na política” e do grande objetivo como agente público de “encurtar as distâncias sociais”. Presidente estadual do partido e vice-governador do estado, Leonel Pavan (PSDB) concluiu afirmando que Mario Covas, por sua vida e história, “é referência para o mundo”.

Também estavam presentes os deputados José Natal Pereira (PSDB), Moacir Sopelsa (PMDB) e o prefeito de Imbituba, Beto Martins (PSDB).