21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Exposição “Magna Carta: 800 anos” fica aberta até o dia 21 na Cultura Inglesa de Florianópolis

spot_img

Exposição “Magna Carta: 800 anos” fica aberta até o dia 21 na Cultura Inglesa de Florianópolis

spot_imgspot_img

Uma cópia oficial da Magna Carta, documento histórico assinado em 15 de junho de 1215 que estabelecia limites para os poderes do rei da Inglaterra e criava um comitê de barões, é uma das peças que compõem a exposição “Magna Carta: 800 anos”, na sede da Cultura Inglesa de Florianópolis. A mostra fica aberta à visitação pública até o dia 21, das 14h às 20h.

Conhecida como Magna Carta, o documento passou a ter, entre outros aspectos, regras para os “funcionários reais”, assim como livrava a Igreja de ingerência da monarquia. É apontado por historiadores e juristas como o primeiro modelo de Constituição.

Um dos pontos que contribuiu para a pretendida paz entre o povo e a coroa foi o artigo 39, que previa o julgamento pelos pares como a única possibilidade de privação da liberdade e do patrimônio de qualquer pessoa, conceito presente em qualquer democracia moderna.

Segundo as palavras do Embaixador do Reino Unido no Brasil, lex Ellis, “o princípio do Estado de Direito é o que torna a Magna Carta importante para cada um de nós. Ela sobreviveu por ser flexível e pragmática e não ideológica e rígida. As leis e sua inteligente aplicação permanecem fundamentais para o progresso social e econômico, de Londres a Londrina, de Manchester a Manaus. A origem é britânica? Sim, mas sua abrangência é global”.

A Cultura Inglesa fica na Rua Rafael Bandeira, 335, Centro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img