19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Exposição ‘Vida no Mar’ chega ao Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

spot_img

Exposição ‘Vida no Mar’ chega ao Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

spot_imgspot_img

Mostra segue até março do ano que vem com 11 fotografias registradas pelo coordenador científico do Projeto Albatroz em suas expedições de pesquisa
 
Após uma temporada na sede do Projeto Tamar, a exposição 'Vida no Mar' chegou, recentemente, ao Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, também em Florianópolis (SC). A mostra fotográfica, com cliques do coordenador científico do Projeto Albatroz, Dr. Dimas Gianuca, convida a um mergulho no habitat de albatrozes e petréis, animais incríveis que passam toda a vida em alto-mar e só pisam em terra para se reproduzir. A exposição estará aberta ao público até março do ano que vem. A entrada é gratuita.
 
Por viverem tão longe da costa, encontrar albatrozes e petréis fora dos locais reprodução é um privilégio apenas para aqueles que se aventuram nos oceanos, como é o caso do pesquisador Dr. Dimas Gianuca. Através de suas lentes, é possível observar estas aves oceânicas em seu habitat natural, fotografadas diretamente do convés de barcos de espinhel pelágico no sul do Brasil durante pesquisas do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, e também em colônias de reprodução nas ilhas Malvinas/Falkland.
 
Cada uma das 11 fotos é uma imersão na biologia destes animais. Entre as imagens, é possível vislumbrar o planar elegante de um albatroz-de-sobrancelha-negra. Uma das características mais marcantes desta espécie é sua aerodinâmica impecável e a capacidade de voar até 1000 km em um só dia, utilizando apenas a força dos ventos.
 
Em outro momento capturado pelo olhar artístico do cientista, um par de albatrozes-de-sobrancelha, anilhados por pesquisadores ainda filhotes, retornam pela primeira vez à ilha onde nasceram. Para cada imagem, há legendas com informações sobre a vida de cada uma das espécies e também uma contextualização sobre o momento em que ela foi registrada.
 
De acordo com a representante do parque Camila Ayroza, a exposição faz com que os visitantes naveguem pelo remoto universo dos albatrozes e petréis. "A exposição traz para esse espaço público a oportunidade para as pessoas se aproximem de questões da conservação da natureza através da arte", explica. "Essa parceria com o Projeto Albatroz representa de forma simbólica o alcance da transversalidade da educação ambiental em estratégias de gestão em Unidades de Conservação".
 
Sobre o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

A Lagoa do Peri é um manancial que abastece grande parte dos bairros do Sul e do Leste da Ilha de Florianópolis e foi tombada como Patrimônio Natural em 1976. Em 1997, foi iniciada a construção da sede do parque com bar, lanchonete, estacionamento, churrasqueiras e área de recreação infantil.
 
Além da área de lazer no entorno da Lagoa do Peri, há também áreas de Reserva Biológica. O ponto é um dos atrativos de turismo ecológico da Ilha de Santa Catarina pois no entorno da lagoa há diversas trilhas em meio à mata para caminhadas.
 
Devido aos seus trabalhos de conservação e educação ambiental, o parque foi categorizado, em maio deste ano, como Unidade de Conservação do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri.
 
Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras. O Projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.
 
A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.
 
Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).
 
Mais informações: www.projetoalbatroz.org.br
 

Exposição fotográfica 'Vida no Mar'
Horário: todos os dias da semana, das 7h às 19h.
Local: Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri (Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, 3150 – Morro das Pedras, Florianópolis/SC)
Entrada: gratuita
Informações: (48) 3237-5660

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img