21.6 C
fpolis
domingo, novembro 28, 2021
cinesytem

Exposição com fotos da Ponte Hercílio Luz abre hoje no Shopping Iguatemi

spot_img

Exposição com fotos da Ponte Hercílio Luz abre hoje no Shopping Iguatemi

spot_img

Monumento completa 84 anos no próximo dia 13

Um dos mais importantes monumentos do patrimônio cultural e arquitetônico de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz comemora 84 anos no próximo dia 13 de maio. Para celebrar a data, o Shopping Iguatemi apresenta a partir de segunda-feira (10) a exposição fotográfica “Ponte Hercílio Luz – Uma ligação de amor”, do fotógrafo e arquiteto Joel Pacheco. São fotografias coloridas da ponte em diversos ângulos e momentos, em dias nublados e em dias de sol, cliques de diversos detalhes, inclusive do atual trabalho de recuperação e preservação. A exposição pode ser apreciada até o dia 25 de maio.

A ligação do fotógrafo com a ponte Hercílio Luz iniciou quando ele ainda era criança. “Em certa fase da minha infância, quando alguém me perguntava onde eu morava, eu respondia que morava embaixo da ponte Hercílio Luz, na Rua do Forte nº 1036. Passei alguns anos brincando próximo ao Forte Santana, Forno do Lixo, Rita Maria e na ‘Barreira’, como era chamado o terreno do antigo cemitério, atual Parque da Luz”, conta Pacheco.

A ponte Hercílio Luz representou um marco decisivo para o desenvolvimento de Florianópolis. Diminuiu o isolamento da Ilha com o restante do território catarinense, já que até então o acesso à Ilha de Santa Catarina era feito apenas por embarcações. Projetada pelo engenheiro David Barnard Steinman e construída pela firma norte-americana Buington & Sundstrom, a obra começou com os trabalhos de sondagem em 1922, mas só foi inaugurada em 13 de maio de 1926. Seu projeto original foi desenvolvido para sustentar a pista de rolamento, via férrea, passarela de pedestres e a adutora de abastecimento de água de Florianópolis.

O nome da ponte é uma homenagem ao ex-governador catarinense Hercílio Pedro da Luz, que se empenhou para autorizar o Estado em 1919 a contrair o empréstimo que garantiu a construção. O orçamento da construção de cinco milhões de dólares foi financiado por diversos bancos norte-americanos. A ponte Hercílio Luz, que tem 821 metros de extensão e 339 metros de vão central, tem torres metálicas que medem 74 metros de altura. Para a época em que foi construída, apresentava várias inovações que a colocaram como obra pioneira e da maior expressão no campo da engenharia, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 1960, o piso original de madeira foi substituído por asfalto.

Joel Pacheco nasceu em Florianópolis (SC), é arquiteto, fotógrafo e programador visual, além de pesquisador de temas como paisagem, etnografia e cultura popular. É autor dos livros “Florianópolis a 10ª Ilha dos Açores – o encontro das origens” e “A Canoa Baleeira dos Açores e da Ilha de Santa Catarina”, que estão disponíveis na Saraiva Megastore, no Iguatemi. Editou várias exposições fotográficas; publicou diversas imagens vinculadas ao Patrimônio Cultural em Florianópolis e Açores em livros, jornais, cartões postais e telefônicos: Florianópolis Memória Urbana, Agenda 21 Florianópolis, Atlas do Município de Florianópolis, Transporte Coletivo em Florianópolis, Fortes da Cidade, Circuito Cultural de Florianópolis, Patrimônio Histórico de Florianópolis, Fortalezas de Florianópolis, Açores-Portugal, Corpus Christi – Florianópolis, Janelas de Florianópolis, Florianópolis Antiga, Arte Rupestre – Florianópolis, Jornal Lusitana – Canadá, Revista Digital Seixo Review Artes & Letras – Canadá.

Serviço:

Exposição Ponte Hercílio Luz – uma ligação de amor
Quando: De 10 a 25 de maio
Onde: Piso L3 do Shopping Iguatemi
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h
Quanto: Gratuito

spot_img
spot_img