20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Exposição `Renda da Ilha da Renda` abre nesta quinta

spot_img

Exposição `Renda da Ilha da Renda` abre nesta quinta

spot_imgspot_img

A artista plástica Índia Brazil viveu a infância em contato com as velhas rendeiras que produziam os ricos artesanatos nas comunidades mais tradicionais da Ilha de Santa Catarina para sobrevivência. Por muito tempo, Índia manteve na memória a imagem delicada dos bordados em bilro, em forma de colchas, trilhos, toalhas que, depois de adulta, transformou e deu valor de obras de arte. O resultado dessa releitura e desse diálogo entre artesanato e pintura está na Exposição Renda da Ilha da Renda, que o Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC abre nesta quinta-feira (19), no seu espaço cultural.

A mostra poderá ser visitada até dia 30 de setembro de 2010 em horário de expediente normal. É composta por pinturas em telas, objetos cerâmicos e em porcelanas sempre usando como tema a renda de Bilro. O trabalho faz parte do projeto Saber Fazer, desenvolvido pelo NEA, que estimula a produção do artesanato dos descendentes de açorianos no litoral de Santa Catarina como forma de valorização da herança cultural e geração de renda para os artesão.

O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina atua na pesquisa e também na divulgação e preservação das raízes açorianas no Brasil e em especial no litoral do Estado de Santa Catarina. Com esse objetivo desenvolve wokshop, exposições e intercambio entre os vários artesãos que produzem rendas de bilro, cerâmica utilitária e figurativa, rendas de crivo, cestaria etc. “A renda de Bilro é um patrimônio da nossa herança cultural açoriana”, salienta Joi Cletison, coordenador do NEA.

SERVIÇO

Exposição: Renda da Ilha de Renda
Artista: Índia Brazil
Local: Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC
Período: 19/8 a 30 de setembro
Informações: (48) 3721-8605 ou nea@nea.ufsc.br
Contatos com artista: 9103-7153 ou indiabrazilrendas@hotmail.com
Fotos p/ Divulgação: http://www.nea.ufsc.br/Rendas_IndiaBrasil_ExpoNEAUFSC.zip

Por Raquel Wandelli/Jornalista na SeCarte

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img