15.8 C
fpolis
domingo, agosto 14, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Exposições integram homenagem do Shopping Iguatemi a Florianópolis

spot_imgspot_img

Exposições integram homenagem do Shopping Iguatemi a Florianópolis

spot_imgspot_img

“A energia do folclore ilhéu” – “Florianópolis e Açores – O encontro das origens”

O Iguatemi Florianópolis se preparou para comemorar de forma especial os 283 anos de Florianópolis, que serão completados na próxima segunda-feira, 23 de março. Entre outras ações, abriram na última quinta-feira, 19/03, duas exposições que têm a capital catarinense como tema e que foram produzidas por autênticos artistas manézinhos: “A energia do folclore ilhéu”, com pinturas de Janete Viríssimo, e “Florianópolis e Açores – O encontro das origens”, com fotografias de Joel Pacheco.

“A energia do folclore ilhéu” reúne 21 obras, em dimensões que variam entre 50x50cm e 60×2 metros. Produzidas em acrílico sobre tela e estilizadas, as obras retratam, como o nome diz, o cotidiano da Ilha de Santa Catarina, com destaque para as rendeiras, pescadores, igrejas, personagens do boi-de-mamão e objetos como pilão e pipas.

O público pode ainda conferir peças inéditas – as de maior dimensão – preparadas especialmente para a mostra, e conhecer a artista e o seu método de criação, pois ela estará no local pintando durante o período da exposição. “Estou muito feliz em participar deste evento, que homenageia a cidade que tanto amo”, afirma. Para completar o clima, o folclorista Márcio Guimarães, do Sul da Ilha, também irá mostrar, no mesmo espaço, peças do boi-de-mamão em tamanho natural. Aos 41 anos e autodidata, Janete está completando 19 anos de dedicação às artes plásticas, tendo realizado neste período 45 exposições individuais e sete coletivas.

“Florianópolis e Açores – O encontro das origens” traz 16 fotografias, sendo oito de cada um dos locais citados no título da mostra e, com elas, Joel Pacheco procura montar um paralelo entre a Capital e o local de onde vieram os colonizadores de boa parte do litoral catarinense, o Arquipélago dos Açores, em Portugal. “Esta exposição busca aproximar e divulgar uma herança cultural e criar um vínculo carinhoso com o povo açoriano, que ajudou a formar a base da cultura florianopolitana”, explica ele. As fotografias, com tamanho 30x 60cm e produzidas durante uma das viagens que Pacheco realizou ao arquipélago, integram o livro “Florianópolis – 10ª ilha dos Açores”, de 2004, retratando aspectos históricos, além da fauna e da flora.

Arquiteto, designer gráfico e fotógrafo, Pacheco, 50 anos, tem em seu currículo exposições individuais e coletivas e uma série de trabalhos publicados em diferentes suportes como séries para cartões telefônicos e livros de fotografias que retratam diferentes aspectos da cidade como memória urbana e a Ponte Hercílio Luz.

Exposição “A energia do folclore ilhéu”, de Janete Viríssimo
Data: de 19 de março a 2 de abril, das 10 às 22h
Local: Shopping Iguatemi Florianópolis, piso L2 (em frente à Renner)
Ingresso: Gratuito

Exposição “Florianópolis e Açores – O encontro das origens”, de Joel Pacheco
Data: de 19 de março a 2 de abril, das 10 às 22h
Local: Shopping Iguatemi Florianópolis, piso L2, em frente à Tida e à Mix Urbano
Ingresso: Gratuito

spot_img

Leia mais