23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Filme Equus abre a programação anual do Cinema, Chá & Cultura

spot_img

Filme Equus abre a programação anual do Cinema, Chá & Cultura

spot_imgspot_img

Na primeira sessão do Cinema, Chá & Cultura em 2009 será exibido o filme Equus, baseado na peça homônima de Peter Shaffer, de 1973. Trata-se da história do psicanalista Martin Dysart e seu paciente Alan Strang, um jovem que furou os olhos de seis cavalos, no estábulo onde trabalhava.

A peça foi levada o cinema em 1977 por Sidney Lumet, e recebeu vários prêmios. Com roteiro do próprio Shaffer, o filme teve Richard Burton e Peter Firth nos papéis do Dr. Dysart e do jovem Strang, tendo sido ambos indicados para o Oscar de melhor ator e melhor ator coadjuvante por suas arrojadas interpretações.

A exibição será no dia 27 de março (sexta-feira) e terá a participação especial do diretor Celso Numes, que em 1975 encenou a peça no Brasil, dirigindo Paulo Autran no papel do psicanalista. Celso Nunes se formou como ator pela ECA, como diretor pela Sorbonne, estagiando com Grotowski e trazendo sua técnica para o Brasil em 1969. Doutorou-se pela ECA, implantou e dirigiu o departamento de teatro da Unicamp, levando aos palcos brasileiros vários autores, de Eurípides a Thurnbul, de Camões a Shakespeare. Celso recebeu dois prêmios da APCA por duas de suas direções e continua atuando na área teatral.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos às obras literárias de tradição anglófona.
Para os idealizadores, Professores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília M.N. Coelho (COGEAE-PUCSP), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre as relações entre literatura (principalmente a dramática) e suas adaptações para o cinema A atividade é mensal e será conduzida alternadamente por um convidado ou um dos professores organizadores.

Para este encontro está programado das 18h às 19h um comentário à peça e a sua encenação, durante o qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês por Rosa Ferreira, gerente da Cultura Inglesa Florianópolis, e das 19h às 21h20min, a exibição do filme, no auditório da Fundação. Cinema, Chá & Cultura é gratuito e aberto a todos os interessados.

Informações:

Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846
fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img