20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Filme catarinense produzido em Munique estreia sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Filme catarinense produzido em Munique estreia sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Elas, o Brasil em Munique é obra de Cíntia Bittar e outros quatro alunos formados em Cinema pela Unisul

Estreia oficialmente nesta sexta-feira, 13 de agosto, em Florianópolis.

Com 50 minutos, o filme retrata a história de 10 mulheres brasileiras em Munique, entre elas Sandra, cozinheira de um restaurante de comida típica do Brasil numa das maiores cidades da Alemanha.

– Há também histórias de uma dançarina, de uma diretora de escola, de uma chef de cozinha e outras – conta Cíntia Domit Bittar, graduada em Cinema e Vídeo pela Unisul em 2007 e finalizadora e produtora executiva do filme.

O documentário é fruto de uma parceria entre Unisul e HFF, escola de cinema em Munique. Faz parte do projeto Close Up, que trouxe ao Brasil alunos alemães e que levou até Munique, além de Cintia, outros quatro alunos de Cinema da Unisul. André Humeres, Betina Humeres, Maria Beatriz Ribas e Guilherme Hass realizaram a direção do filme, junto com Cíntia.

Os alemães, quando estiveram no Brasil, produziram curtas, em formato grande reportagem, em parceria com alunos da Unisul. O trabalho de Cíntia, junto com um aluno alemão, foi sobre o jogo do bicho. O movimento dos sem-terra em Santa Catarina, o aborto, a segurança em São Paulo e o referendo das armas foram outros dos vídeos produzidos pelos alemães.

– As histórias coletadas em Munique por nós se encontram dentro de estereótipos do Brasil e da Alemanha – diz Cíntia. “Estereótipos de um Brasil descontraído, alegre, feliz, espontâneo, e de uma Alemanha ultra-organizada, disciplinada, com pessoas mais fechadas e rigorosas.” “Mas são só estereótipos, é difícil generalizar”, explica.

Elas, o Brasil em Munique será exibido a partir das 19 horas desta sexta, na Unisul Padre Roma, centro de Florianópolis.

Cíntia diz que quer dar vida ao filme e criar público com a sua exibição em cine-clubes.

O filme faz parte do terceiro Fita Crepe de Ouro, evento do curso de Cinema que mostra os melhores trabalhos do semestre, em votação realizada pelos professores. O Fita Crepe começa às 16h, com a exibição dos TCCs concorrentes. Às 20h, ocorre a premiação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img