17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Filmes sobre design são as atrações da programação do Cinema do CIC

spot_img

Filmes sobre design são as atrações da programação do Cinema do CIC

spot_imgspot_img

Entre esta quinta-feira, 9, e domingo, 12, a mostra Cine Design volta a ocupar o cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com produções sobre design do Brasil, EUA, Holanda e Suíça. A entrada é gratuita.

Esta segunda edição traz novidades, revela o professor e designer Gabriel Patrocínio, que divide a curadoria com Daniel Kraichete. Uma delas é o filme "Maker", de Mu-Ming Tsai, o mesmo diretor de "Design & Thinking". "Maker" faz um excelente contraponto com a mostra "Os makers e a materialização digital", que acontece literalmente na sala ao lado do Cinema do CIC.

O curador adianta que a sessão tripla começará com o documentário “André Stolarski: fale mais sobre isso”, sobre o multitalentoso designer André Stolarski (falecido em 2013). Em seguida vem “Prelo”, um curta-metragem sobre a Tipografia Matias, em Belo Horizonte, que mostra como técnicas antigas ainda sobrevivem e encantam jovens designers. Por último, teremos o belo curta “Letras Que Flutuam”, de Fernanda Martins, sobre o trabalho dos "abridores de letras", que é como são conhecidos os pintores de letreiros dos barcos do Pará.

Mais destaques

Desta vez a curadoria programou em sequência os filmes sobre dois casais que tiveram uma atuação importantíssima no design dos séculos 20 e 21: os Eames e os Vignellis. A intenção é promover a reflexão sobre a questão de gênero, sobre o papel da mulher nestas duas duplas extremamente criativas, em períodos diferentes da história recente.

Charles e Ray Eames trabalharam juntos entre as décadas de 50 e 70, enquanto Massimo e Lella Vignelli tiveram sua carreira de sucesso entre os anos 70 e 2000. "São filmes incríveis que foram colocados em espaço nobre, nas duas sessões do sábado, para que o público possa aproveitá-los melhor", diz o curador.

Será exibido ainda o filme “Bill: the Master’s Vision”, sobre Max Bill, que mostra as diversas facetas do artista que teve uma presença fundamental no design no século 20.

O Cinema do Centro Integrado de Cultura fica na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica.

Programação

Quinta-feira 9
– “Stolarski: Fale mais sobre isso”, de Bruno Porto e L. M. Mendes – 41 min. Brasil/2014
– “Prelo”, de Raquel Pinheiro e Virgínia Pitzer – 18 min. Brasil/2014
– “Letras que flutuam”, de Fernanda Martins – 10 min. Brasil/2014

Sexta-feira 10
18h – “Maker”, de Mu-Ming Tsai – 65 min. EUA/2014
20h– “Bill: the Master’s Vision”, de Erich Schimid – 94 min.  Suíça/2014

Sábado, 11
18h – “Eames: the Architect and the Painter”, de Jason Cohn e Bill Jersey – 84 min. EUA/2011
20h – “Design is One: the Vignellis”, de Kath Brew e Roberto Guerra – 86 min. EUA/2012

Domingo 12
18h – “Design & Thinking”, de Mu-Ming Tsai – 74 min. EUA/2012
20h – “Design the New Business”, de Erik Roscam Abbing – 40 min.  Holanda/2011

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img