21.9 C
fpolis
sábado, março 2, 2024

FIN Brasil 2024 viabiliza expansão internacional de Santa Catarina 

spot_img

FIN Brasil 2024 viabiliza expansão internacional de Santa Catarina 

spot_imgspot_img

Organização promove visita do Embaixador do Chipre, Vasilios Philippou, ao Estado. Encontro com autoridades do Governo e de diferentes setores produtivos catarinenses marcou o início da agenda.

A FIN Brasil 2024 (Feira Internacional de Negócios) está focada na missão de expandir negócios catarinenses para grandes mercados internacionais. Os destinos visados integram nações dos seis continentes. Na manhã desta segunda-feira (27/11), houve o início da agenda com o embaixador da República de Chipre, Vasilios Philippou, que está em visita oficial ao Estado durante a semana.

As atividades iniciaram na Acate, onde Jatyr Ranzolin, CEO da Feira e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, acompanhou Philippou para conhecer de perto os diferenciais do ecossistema estadual de inovação.

Mais tarde, o embaixador foi recepcionado em almoço por autoridades e representantes de diferentes setores da economia catarinense no Hotel Faial Prime Suites para uma discussão coletiva sobre as oportunidades nas relações econômicas entre Brasil e Chipre.

“A Feira Internacional de Negócios é muito importante para Santa Catarina, porque trocamos conhecimentos que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento do Estado. A aproximação catarinense com outros mercados globais trará muitos benefícios, iremos compartilhar informações sobre turismo, agronegócios, entre outros, pois nosso objetivo é atrair mais mercados para Santa Catarina”, afirma Marilisa Boehm, vice-governadora do Estado.

“Tenho convicção de que a FIN está abrindo uma agenda importante para Santa Catarina, em especial Florianópolis, para que tenhamos uma relação com outros países, o que irá ampliar o fluxo nas áreas de turismo, cultura, entre outras. A FIN tem se mostrado um excelente veículo para que as cidades catarinenses possam fazer ótimas trocas de informações e conexões”, observa Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.

“Este é um momento importante de integração internacional, no qual ficam em evidência diversas áreas, como economia, cultura, inovação e tecnologia. A FIN faz parte do calendário oficial do Estado e o coloca como referência na internacionalização de diferentes setores, tornando-se ideal para mostrarmos ao mundo nossos produtos e serviços e contribuindo para que o mundo conheça cada vez mais os potenciais catarinenses”, salienta Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional.

Além deles, entre os convidados estavam Zena Becker, coordenadora de Projetos Especiais da Prefeitura de Florianópolis; Rita Cássia Conti, vice-presidente da Facisc; e Olavo Lazzarotto, diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS.

Segundo Jatyr, esta iniciativa é um importante passo para a diplomacia brasileira e, especialmente, para tornar ainda mais positiva a imagem de Santa Catarina perante o mundo.

“A visita do embaixador destaca a importância do comércio, da cooperação econômica e das relações comerciais com interações que beneficiam não só empresas, mas também fortalecem os laços econômicos entre as nações, promovendo um ambiente propício para investimentos, inovação e desenvolvimento. A importância de receber um embaixador vai além das formalidades diplomáticas. É um gesto que reflete nosso compromisso com a construção de relações sólidas e duradouras com outros países e mostra que estamos contribuindo para um mundo mais interconectado, pacífico e colaborativo”.

Embaixador – Philippou adianta que as possibilidades de negócios com Santa Catarina são variadas e tendem a se concretizar à medida que as relações entre os dois países são estreitadas. “O vínculo entre Chipre e Santa Catarina será marcado pela criatividade. Temos muitas perspectivas positivas para a realização de negócios em diferentes áreas, como o turismo, a cultura, pesquisa e desenvolvimento, agricultura e o setor marítimo. O Chipre é o maior centro de gestão de navios da Europa, temos uma localização estratégica e de fácil acesso a mercados mundiais”.

“Uma das diretrizes do nosso governo é internacionalizar o Estado e não só divulgar as belezas naturais. A FIN também potencializa o turismo, além de gerar mais negócios. Chegou a hora de entrarmos na vitrine mundial, trazendo mais pessoas dispostas a investir em Santa Catarina e conhecer nossa cultura”, comenta Catiane Seif, secretária-adjunta de Turismo no Estado.

Conexão – Representantes da feira e o embaixador da República de Chipre, Vasilios Philippou, fizeram uma visita à sede da Celesc, na manhã desta terça-feira (28), onde puderam conhecer as diversas iniciativas em operação da companhia.

A empresa está investindo inéditos R$ 4,5 bilhões no sistema elétrico, além de promover melhorias na rede rural, ampliação do corredor elétrico e plano de infraestrutura para o setor produtivo. Recentemente, a Celesc foi reconhecida como a melhor distribuidora do Sul do país pelo Prêmio Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica).

“A FIN tem o objetivo de trazer outros países para Santa Catarina, um Estado com crescimento econômico maior do que a média brasileira. Existem muitas oportunidades de negócios em todas as regiões catarinenses. Para nós, é muito importante essa aproximação com a feira e com o Chipre, uma ilha assim como Florianópolis, onde o turismo é um ponto forte”, avalia Tarcísio Rosa, presidente da Celesc.

A iniciativa da FIN 2024, que será realizada entre os dias 03 e 04 de abril, no CentroSul, em Florianópolis, integra uma série de ações para promover a conexão de Santa Catarina com diferentes mercados globais. 

A feira é promovida pela Câmara de Comércio Brasil – Portugal/SC,  Associação dos Jovens Empresários Portugal/China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara de Negócios da Região de Beiras. Conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis. FIESC e FACISC.

Mais informações: negocios@finbrasil.com.br ou pelo telefone (48) 99669-1109, com Mariane Baldissera.

Confira outros compromissos do embaixador Vasilios Philippou em Florianópolis:

28/11 – Visitas à Assembleia Legislativa do Estado e reunião com dirigentes da ACIF;

29/11 – reunião com Fabio Gazzoni, candidato ao cargo de Cônsul Honorário do Chipre em Santa Catarina,  visita à prefeitura de Palhoça e à Câmara de Comércio Brasil – Portugal de Santa Catarina.

Conheça os canais oficiais da FIN Brasil:

Instagram: @finbrasiloficial

LinkedIn: @finbrasil

Facebook: finbrasiloficial

Site: https://finbrasil.com.br/fin-2024

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais