17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Finalistas do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2021 apresentam exposição na Fundação Cultural BADESC

spot_img

Finalistas do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2021 apresentam exposição na Fundação Cultural BADESC

spot_imgspot_img

O grande vencedor será divulgado no dia da abertura, 9 de outubro, às 11h. O prêmio é uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris

Os três artistas selecionados no 8º Prêmio AF de Arte Contemporânea, mais importante premiação de Santa Catarina, apresentam suas obras em exposição coletiva na Fundação Cultural BADESC, na Capital, a partir do dia 9/10. Os três finalistas são artistas com produção e trajetória já expressivas no circuito de artes: Fran Favero, Diego de los Campos e Gabi Bresola. A abertura será no sábado (9/10), às 11h, em transmissão ao vivo pelo canal da Aliança Francesa no YouTube, quando será anunciado o grande vencedor do prêmio: uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris. A mostra poderá ser visitada até 11 de novembro.

Esta é a terceira vez que a Aliança Francesa de Florianópolis e a Fundação Cultural BADESC se unem para apresentar ao Estado as produções e os novos percursos dos artistas catarinenses. Em 2021, a premiação teve recorde de inscritos.

— A curadoria da mostra foi pensada de modo colaborativo, em conjunto com os três finalistas, a fim de conceber uma exposição que contemple um pouco da trajetória de cada um deles no mundo das artes. Territorialidades, sob perspectivas da linguagem, materialidade e poética, estão presentes nas obras de Diego, Fran e Gabi — diz Margaret Waterkemper, diretora geral da Fundação Cultural BADESC.

Exposição acessível

Assim como em 2020, a oitava edição do Prêmio AF de Arte Contemporânea terá um formato híbrido de exposição em 2021. A abertura será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da Aliança Francesa Florianópolis, quando os três artistas participam de uma conversa sobre suas trajetórias, pesquisa e produção artística. O público poderá interagir e fazer perguntas.  A mostra poderá ser visitada até 11 de novembro.  

Uma das novidades é que toda a mostra é acessível para pessoas com deficiência visual e as obras terão audiodescrição. A abertura da exposição também é acessível para pessoas surdas e terá tradução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. 

—Tornar a mostra acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva está em sintonia com um dos propósitos da Aliança Francesa de permitir que mais pessoas tenham acesso à cultura. Isso é parte da missão da Aliança Francesa em Florianópolis e em todo o mundo: fazer a mediação entre a arte e o público. E o público não deve ser apenas uma elite, apenas um grupo de pessoas. Arte e cultura são para todos — diz a diretora geral da AF Florianópolis, Marilyn Pellicant. 

Conheça os finalistas:

Fran Favero
Fran Favero (1987) é artista visual e curadora. É mestre em artes visuais pela Udesc, além de graduada em artes visuais e biologia. Pesquisa as relações de fronteiras que permeiam territórios, corpos e memórias. Nessa linha, atua no campo dos multimeios, incluindo produções em fotografia, vídeo, publicações de artistas e instalações. Já expôs individualmente e em coletivas em espaços como a 14ª Bienal Internacional de Curitiba, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). É professora colaboradora do Departamento de Artes Visuais da Udesc. Sua obra passa pelas noções de transdisciplinaridade e intermídia como elementos centrais de sua prática. A palavra como conceito disparador também é recorrente em seu trabalho. O atravessamento e as relações possíveis entre território, corpo e palavra (línguas) estão presentes de maneira recorrente nas suas produções. 

Diego de los Campos
Diego de los Campos (1971) é artista visual nascido no Uruguai e radicado em Florianópolis desde 1999. Já participou de diversos salões de arte contemporânea, entre eles o de Piracicaba, de Ribeirão Preto e Arte Pará, entre outros. Já expôs individualmente no Museu Victor Meirelles e no Masc. Foi indicado em 2019 ao Prêmio Pipa e, em 2020, foi selecionado no Rumos Itaú Cultural 2020-2021. Desde 2010 integra o Coletivo Artístico Nacasa, onde mantém ateliê e dá cursos de arte multimídia. Sua obra busca ressignificar o descarte da sociedade. Dá sobrevida e reutiliza objetos, ou parte deles, ao colocá-los em movimento. A proposta passa por gerar um movimento interno do pensamento que coloque em jogo contradições latentes de formas de ver o mundo. Nesse sentido, a partir de objetos e materiais interceptados de seu caminho ao lixo, cria estruturas que comportam representações de corpos humanos, por exemplo. De los Campos cria e programa circuitos que utilizam sensores e microcontroladores. Sua busca é que o resultado estético seja uma junção de elementos sem ocultar nem dissimular as funções de cada parte.

Gabi Bresola
Gabi Bresola (1992) é reconhecida pelo trabalho com pesquisa e publicações de artistas e pela coorganização da feira Flamboiã. Na academia, é mestre em Artes Visuais pela Udesc.  Desde 2012 realiza exposições e publicações e dedica-se principalmente à elaboração de projetos culturais de artes visuais e de cinema pela Ombu Produção. Também já atuou como curadora de exposições, entre elas Interior, Verada e Reles chão. Individualmente, já expôs em Florianópolis, Itajaí e São Paulo. No cinema, dirigiu o curta Larfiagem e produziu filmes como Antonieta e Documentário. Seu trabalho como artista passa pela pesquisa sobre questões geopolíticas a partir da mediação entre a cultura do interior e as implicações coloniais. Nesse sentido, propõe discussões que entrecruzam o conhecimento empírico e o formal a partir de sua formação rural e acadêmica.

O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2021 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. Apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français, do Institut Français do Brasil e da Fundação Cultural Badesc. A coordenação é Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

 Agende-se

Exposição Prêmio AF de Arte Contemporânea 2021, com Diego de los Campos, Fran Favero e Gabi Bresola
Quando: abertura – 9 de outubro, às 11h, no canal da Aliança Francesa no YouTube (abertura). Visitação até 11 de novembro.
Onde: Rua  Visconde  de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis. Visita virtual pelo site  https://fundacaoculturalbadesc.com/
Quanto:  gratuito

Foto: Diego de los Campos – Arquivo Pessoal

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img